Institucional
Institucional
A R-CRIO
Da coleta ao armazenamento e entrega. A ciência de forma completa e descomplicada ao seu alcance.
A R•Crio Células-tronco é um centro de processamento celular, laboratório especializado na coleta, transporte, processamento, armazenamento e entrega de células-tronco mesenquimais, presentes nos dentes de leite e terceiro molar, periósteo do palato e tecido adiposo. Estamos localizados no bairro Alphaville Empresarial em Campinas/SP.
O laboratório possui uma rede de profissionais habilitados para a coleta de células-tronco em todo Brasil, realizando internamente o processo necessário para um armazenamento de qualidade, desde o treinamento dos profissionais para a coleta, até o transporte e entrega das células-tronco em condições de uso para terapias celulares.
Somos a única empresa brasileira especializada exclusivamente em coleta de células-tronco mesenquimais, responsáveis pela formação dos tecidos sólidos do corpo humano. Todos os processos realizados pelo laboratório da R-Crio seguem a descrição de nossa patente com depósito internacional, sendo assim um protocolo único no mundo.

O Laboratório
Referência em segurança, pesquisa, desenvolvimento e trabalhamos com os melhores profissionais para a coleta
Somos classificados como Centro de Processamento Celular nível 2, por possuirmos em nosso prédio uma área específica para o processamento celular ISO7 e ISO5 (Organização Internacional de Padronização – Sala Limpa);
Nossa equipe de assessores científicos e colaboradores é altamente qualificada, composta por mestres, doutores e pós-doutores formados por universidades e centros de pesquisa de referência nacionais e internacionais, com mais de 10 anos de experiência em pesquisas com células-tronco.
Todos os produtos utilizados no processamento das células são isentos de componentes de origem animal, o que garante mais segurança e preservação das características das células.

Responsável Técnico
Dr. José Ricardo Muniz Ferreira
Cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo; Doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia/RJ; Mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio/RJ; Especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP; Membro da Sociedade Internacional de Estudos com Células-Tronco (ISSCR); Membro da International Society for Cellular Therapy (ISCT); Membro da International Society for Ceramics in Medicine (ISCM); Membro da Comissão da Odontologia Regenerativa pelo Conselho Regional de São Paulo (CROSP); Cientista Investidor da Empresa R-Crio Criogenia S.A.
Dr. Daniel Navarro da Rocha
Mestre (2011) e Doutor (2016) em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com período sanduíche no Department of Biomaterials and Biomimetics at New York University College of Dentistry, New York City através do PDSE/CAPES. Graduação em Odontologia pela Universidade Estácio de Sá (2007). Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes tópicos: titânio, nióbio, síntese de fosfato de cálcio, apatitas substituídas e compósito cerâmico-polimérico, produção de arcabouços porosos e recobrimento bioativos de polimeros e metais inertes para utilização na área médica. Atualmente, aplicando os princípios da engenharia tecidual, visa a associação de células-fronco mesenquimais com os biomateriais para a terapia avançada.


Dra. Raquel Vannucci Capelletti
Graduação em Farmácia / Bioquímica – USF-SP, doutorado em Engenharia Química / Biotecnologia – UNICAMP-SP. Participação em programas internacionais de aprimoramento (assuntos técnicos especializados). Experiência profissional nível Sênior, conduzindo suporte técnico a indústrias químicas (segmentos de Personal Care, Household, dentre outros). Responsável pelo gerenciamento de Laboratório (Microbiologia / Química Aplicada), implementação do Sistema de Qualidade (ISO 9001/14001). Documentação técnica: validação de métodos internacionais para padrões locais. Participação nas pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e planejamento experimental e otimização de processos.

Maurícia Berbel Brigato
Graduada em Farmácia Bioquímica na Universidade do Sagrado Coração /Bauru-SP. Especialista em Gestão de Garantia da Qualidade industrial/Centro de Processamento Celular, Qualificação de Equipamentos, Validação, Qualificação de Fornecedores.

Tamara Lopes
Técnica Responsável pelas análises e extração de Células-Tronco Mesenquimais do Centro de Processamento Celular. Farmacêutica pela Universidade São Francisco. Iniciação Científica em Imunofarmacologia e Imunomodulação no Departamento de Farmacologia/Hemocentro UNICAMP, por 4 anos.
Tratamentos em andamentos com o uso das células

Ao redor do mundo existem diversos produtos de terapia celular que utilizam células-tronco mesenquimais do próprio paciente. Todos foram aprovados por agências regulatórias competentes para comercialização. Dentre eles estão o Prochymal® (também chamado Mesoblast ou TEMCELL), com aprovação no Japão, Canadá e Nova Zelândia para o tratamento da doença do enxerto contra o hospedeiro; o Alofisel®, aprovado na União Européia para tratamento de fístulas perianais; o Stemirac®, aprovado no Japão com indicação terapêutica para lesões espinhais; o Stempeucell®, aprovado na Índia para tratamento de isquemia crítica de membros; o Cartistem® para regeneração de cartilagem lesionada, o HeartiCellgram-AMI® para infarto do miocárdio e o Neuronata-R® para esclerose lateral amiotrófica, tendo sido estes últimos aprovados na Coréia do Sul. Também pela autoridade regulatória sul coreana estão aprovados o Cupistem® e o Queencell®, produtos à base de células-tronco mesenquimais de tecido adiposo autólogas (ou seja, do próprio paciente), indicados para o tratamento de fístulas retais e doenças que afetam tecidos conectivos, respectivamente.
Milhares de outros produtos de terapia celular utilizando células-tronco mesenquimais de fontes variadas estão sendo desenvolvidos, incluindo para doenças neurodegenerativas, carcinomas, doenças autoimunes, diabetes, doenças da visão e dos ossos, síndromes respiratórias, dentre outras. Com todas as pesquisas que vêm sendo conduzidas, as possibilidades de aplicações das células-tronco na medicina regenerativa no futuro são muito abrangentes.
No Brasil temos hoje diversas terapias celulares avançadas, utilizando as células-tronco mesenquimais, em desenvolvimento. Entre elas para tratamento de diabetes, doença de Huntington, tendinite no ombro, osteoartrite, incontinência urinária de esforço, doença pulmonar crônica e COVID-19. Dentre as células estudadas estão as células-tronco da polpa dental e do tecido adiposo, bem como células-tronco da medula óssea.
Eventos
II Congresso Brasileiro de Neurogenética
11-13/03/2021
Congresso Mundial de Células-Tronco (World Stem Cell Congress - WSCC 2021)
27-28/03/2021 | Beijing, China
1º Congresso Brasileiro de Pediatria
01/04/2021 | Virtual
XI Brazilian Association of Cell and GEne Therapy Meeting
28/04/2021-01/05/2021 | Virtual
Congresso Brasileiro de Genética Médica
30/04/2021-01/05/2021 | Virtual
ISCT 2021 New Orleans Virtual
26-28/05/2021 | Virtual
Stem Cell Biology And Regenerative Medicine
21-23/06/2021 | Saint Petersburg, Russia
ISSCR 2021 Virtual
21-26/06/2021 | Virtual
32º REGEM - Reunião de Microrganismos; Congresso Latino-americano de Genética para a Conservação;
30/08/2021-02/09/2021 | Campos do Jordão/SP
XVII CONGRESSO MUNDIAL DE MEDICINA ESTÉTICA
04-16/10/2021 | Virtual
Stem Cells: From Basic Science to Clinical Translation
27-29/10/ 2021 5 PM | Tóquio, Japan
Stem Cells and Regenerative Medicine
12-14/01/2022 | Shanghai, China