Coleta de Células-tronco do Dente de Leite

Dente de Leite

Dente de Leite:

A infância guardada para sempre!

 

Na polpa dentária dos dentes de leite das crianças existem células-tronco mesenquimais, células que originam os tecidos e órgãos do corpo humano. Essas células, quando coletadas e armazenadas corretamente, permitem que as crianças tenham um material valioso para ser usado por toda vida. A criopreservação permite que seus filhos tenham as células-tronco armazenadas por décadas, até mesmo quando elas estiverem na idade adulta ou sênior. Com isso, as crianças terão suas células-tronco jovens coletadas na infância para promover a regeneração de algum órgão ou tecido do corpo que já esteja envelhecido, ou quando suas células já não estiverem funcionando da maneira correta.

Como funciona a coleta e o armazenamento?

 

Toda coleta de dente de leite que tenha como objetivo para o uso terapêutico com células-tronco deve ser feita com um dentista credenciado e treinado para isso, de acordo com resoluções do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Para fazer a criopreservação é escolhido o dente de leite que tenha um 1/3 de raiz antes da coleta. Essa é a garantia de que a polpa dentária e as células-tronco estão preservadas, sem contaminação do ambiente e ainda bem nutridas. A coleta exige também uma radiografia e um exame sorológico, duas exigências regulatórias para coletar e armazenar células-tronco objetivando o uso em terapias celulares.

Coleta

Você irá visitar o dentista credenciado de sua região, geralmente odontopediatras. Ele será responsável por um primeiro exame e então agendar a coleta.

Transporte

Na data da coleta a R-Crio terá enviado um Kit de Coleta para a clínica do dentista. O Kit será transportado em até 48h para nosso laboratório e escritório em Campinas/SP.

Cultivo

Realizamos testes de viabilidade celular, de acordo com a RDC 214/2018 da Anvisa, a qual descreve ensaios de qualidade que comprovam a utilidade das células-tronco armazenadas em terapias celulares.

Certificação

Após os testes de qualidade e multiplicação celular enviaremos para a residência do beneficiário um Certificado de Criopreservação, formalizando a criopreservação, quantidade de células armazenadas e os testes realizados.

Terapias Celulares:

Um novo olhar para a saúde

Terapias celulares fazem parte da medicina e odontologia regenerativa, áreas da saúde que buscam a regeneração do corpo utilizando as próprias células-tronco do indivíduo. A polpa dentária possui células-tronco mesenquimais. Essas células possuem três grandes capacidades: se multiplicar e formar novas células-tronco; se transformar em outras células do corpo e; controlar a resposta inflamatória do organismo. Essas capacidades fazem com que as células-tronco sejam usadas das mais diversas formas, como regeneração do tecido cardíaco após infarto, regeneração da córnea em caso de queimaduras, lesões de medula, regeneração de células-beta do pâncreas (produtoras de insulina), Covid-19, osteoartrite, entre outras.

Por que Armazenar?

Os dentes de leite representam uma oportunidade única para as crianças terem uma matéria-prima valiosa para ser usada em sua saúde ao longo da vida. Isto se deve ao fato de que, como todo corpo humano, as células-tronco na polpa dentária também envelhecem, e com isso perdem suas capacidades de multiplicação, e consequentemente também efetividade em uma eventual terapia. Quanto mais jovem armazenar, sempre melhor.

Siso

Os dentes do siso representam outra oportunidade para jovens e adultos terem uma matéria-prima valiosa para ser usada em sua saúde ao longo da vida, já que passam pelo processo de extração naturalmente.

Periósteo

Essa fonte de células-tronco permite uma coleta de forma simples e que também pode ser realizada em dentistas por todo Brasil. 

Adiposo

A coleta de células tronco do tecido adiposo permite que adultos que estejam passando por um procedimento estético coletem uma parcela desse tecido, o qual será enviado para a R-Crio isolar e multiplicar as células-tronco ali presentes.

Depoimentos

Somos gratos pela oportunidade de podermos dar esse importante passo.

Sheila e Marcos, pais do Ernesto.

Somente elogios, desde TUDO! Amo demais essa equipe.
Melhor escolha da minha vida aos meus filhos.

Bruna Pinheiro Ferreira, mãe de Maria Eduarda e do Eduardo.

Como a Didi tem diabetes tipo I, nós armazenamos as células-tronco do seu dentinho de leite porque temos a esperança de encontrarmos a sua cura.

José Leonardo e Adriana Azevedo, pais da Diana.

O que a gente puder fazer pelo bem da Ana Júlia, nós faremos!

Saulo e Ana Beatriz, pais da Ana Júlia.

Garantir aos meus filhos, caso necessário, uma oportunidade de curar doenças através do armazenamento dessas células, é uma tranquilidade e uma decisão acertada.

Emerson Falcão De Brito, pai de Giulia e Giuseppe Falcão de Brito

A criopreservação de células-tronco dos dentes decíduos junto com a análise genômica dão a certeza de que estou fazendo o melhor para minha filha!

Khalila Chequer Cotrim, mãe de Lara Chequer Cotrim

Se daqui a alguns anos aparecer uma pesquisa com células-tronco para Coloboma, o Bruno já tem as suas preservadas.

Antonio Rogerio Tabalipa, pai de Bruno Silva Tabalipa

Certificado de Coragem

Blog

Qual preço de um tratamento com células-tronco?

Qual preço de um tratamento com células-tronco?

O armazenamento de células-tronco veio para revolucionar a forma como médicos e dentistas oferecem saúde aos seus pacientes. Ele permite que os pacientes tenham suas próprias células, com a mesma idade que foram coletadas, para serem usadas por toda a vida. Isso significa que quem armazenou poderá utilizar suas próprias células de 10, 20 anos [...]

O segredo das células-tronco no tratamento da Covid-19

O segredo das células-tronco no tratamento da Covid-19

Há quase dois anos completos, fomos todos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus. A história que seguiu todos sabem: crise sanitária, corrida pela vacina, distanciamento social e polêmicas sobre a melhor forma de tratamento. Enquanto isso, a R-Crio e cientistas do mundo todo estavam olhando para uma forma de tratamento alternativa: células-tronco. Elas possuem algumas [...]

Onde são encontradas células-tronco?

Onde são encontradas células-tronco?

Células-tronco já são armazenadas há décadas no Brasil e no mundo. Principalmente nos últimos 10 anos, o armazenamento dessas células poderosas se tornou comum entre famílias com recém-nascidos, uma vez que o cordão umbilical era a única fonte com coleta viável. Posteriormente, a polpa dos dentes também apareceu como solução, apresentando ao mundo uma coleta [...]