Coleta de células-tronco é uma prática que ainda muitos profissionais não oferecem em suas clínicas e consultórios. Nesse texto iremos explicar como você – dentista ou médico – pode realizar a coleta em sua clínica, de forma que você poderá levar mais uma forma de saúde para seus pacientes.

Muitos profissionais de saúde ainda acreditam que a coleta de células-tronco é algo complexo. Ainda, devido a falta de conhecimento sobre os usos de células-tronco na saúde, acabam também deixando de recomendar ao paciente, assim fazendo seu paciente perder a chance de realizar o armazenamento.

Como fazer a coleta de células-tronco em sua clínica?

O primeiro passo para fazer a coleta de células-tronco na clínica é realizar a habilitação junto ao Centro de Processamento Celular (CTC) da R-Crio. Essa habilitação é um requerimento obrigatório da ANVISA, bem como uma forma de você conhecer o protocolo de coleta da R-Crio.

Habilitação

Médicos e dentistas podem ser habilitados para coletar células-tronco de seus pacientes em suas clínicas e consultórios, contanto que realizem um treinamento específico. Esse treinamento é fornecido pela R-Crio por meio de uma plataforma EAD. São alguns vídeos de treinamento que apresentam uma coleta sendo realizada na prática em um paciente.

como ser habilitado para coletar células-tronco

Imagem do treinamento de coleta de células-tronco da polpa dentária

Documentação

Além do treinamento, obrigatoriamente necessitamos de alguns documentos do profissional. O profissional de saúde deve assinar um termo junto com a R-Crio, de forma que fique declarado o interesse de trabalhar junto com o Centro de Processamento Celular da R-Crio. Além desse material, também é necessário um Formulário de Qualificação de Fornecedor, documento também obrigatório que sinaliza alguns pontos importantes, como por exemplo a existência de geladeira para manter o meio de cultura refrigerado caso o Kit de Coleta chegue com muita antecedência.

Alvará sanitário

Por último, mas não menos importante, precisamos do Alvará Sanitário da clínica ou consultório de onde será realizada a coleta. Esse documento também é obrigatório e exigido pela ANVISA para realizar coletas em sua clínica. Esse documento deve ser enviado anualmente para a R-Crio. Sem ele iremos inativar o credenciamento do profissional com a R-Crio automaticamente, impossibilitando de realizar coletas na clínica ou mesmo coletar de seus próprios pacientes. A equipe da R-Crio pode auxiliar os profissionais que não possuem esse documento no processo de solicitação.

Tudo certo para coletar!

Com o treinamento, documentos e alvará sanitário em mãos, nossa equipe irá tornar o profissional ativo em nosso sistema. Assim os novos beneficiários da R-Crio poderão visitar o profissional para fazer suas coletas, e o profissional também poderá indicar pacientes para a R-Crio.

Nos casos de coleta de polpa dentária (dente de leite e siso) o beneficiário terá direito a duas consultas, uma de avaliação e outra de coleta. Na consulta de avaliação o credenciado deverá fazer a análise da radiografia do beneficiário e identificar a presença de pelo menos 1/3 de raiz remanescente, e 2/3 de raiz no dente permanente acima (casos do dente de leite). O dentista credenciado faz essa análise pela vantagem de também poder fazer a avaliação clínica, ou seja, avaliação visual da dentição do beneficiário. Essa análise é aprovada pelo time técnico da R-Crio.

O agendamento da coleta é realizado direto com a R-Crio, com pelo menos 7 dias de antecedência, salvo exceções e urgências. Esse tempo é importante devido aos processos de logística, uma vez que muitas coletas acontecem fora do estado de São Paulo, e necessitamos de transporte aéreo e rodoviário local para fazer o Kit de Coleta ser entregue em mãos na clínica do profissional credenciado.

Uma forma de inovar em sua clínica.

As células-tronco são amplamente comentadas na saúde, e todos os anos há aumento do número de publicações mencionando as células-tronco como forma de tratamento. Diferente do que muitos pensam, o Brasil possui regulamentado o uso de células-tronco na saúde, seja para ensaios clínicos ou para terapias celulares. Em 2020 tivemos a última publicação da Anvisa, um divisor de águas para profissionais que enxergam na terapia celular e biologia soluções pouco encontradas na química e farmacologia. Se você gosta desse tema, clique aqui para ler sobre o histórico regulatório.

Além disso, a coleta de células-tronco pode ser oferecida como um serviço a mais, utilizando isso como um diferencial frente a tantos profissionais de saúde. Lembrando, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, com 312.403 dentistas em 2018, segundo dados do CFO divulgados pelo Portal Terra.

Seja um especialista em terapias regenerativas

Acreditamos que profissionais de saúde têm o dever de apresentar todas possibilidades que existem para seus pacientes, auxiliando assim a promoção de saúde de uma forma holística. Por isso, buscamos compartilhar o máximo de informações com o profissional de saúde habilitado por meio de informativos e materiais, os quais podem ser também compartilhados com o paciente.

A R-Crio também está sempre de portas abertas para conversar com profissionais de saúde que enxergam terapias celulares como uma prática importante na saúde. Desse modo, temos toda abertura para discutir sobre uma necessidade específica do profissional de saúde, o processamento celular necessário para tal, e então viabilizarmos um ensaio clínico para serem aplicadas as células-tronco. O que mais queremos é nos aproximar de gente como a gente.

Se você quiser fazer seu credenciamento, acesse esse link e inicie seu processo. Ainda, pergunte sobre o R-Crio Educacional, programa educacional sobre terapia celular na prática de profissionais de saúde.

Estamos a disposição!

 

 

Armazenamento de células-tronco
Armazenamento de células-tronco
Coleta de células-tronco
R-Crio Células-tronco
R-Crio Células-tronco,Campinas,São Paulo- Telephone No.19991560438
Biotecnologia
Brasil
Armazenamento de células-tronco dos dentes de leite, tecido adiposo, periósteo do palato
Coleta de células-tronco por dentistas credenciados no Brasil todo.