Um novo ano começou e, como todo mundo, a R-Crio Células-tronco também olha para trás para relembrar tudo o que houve no ano que passou. E que ano foi esse, não é verdade?

2020 nos relembrou da grandeza da ciência e dos profissionais de saúde em diversos sentidos, e também revelou a imprevisibilidade da biologia. Quem imaginaria que uma pandemia pudesse ocorrer com tanta força, mudando por completo a vida de todos nós?! A R-Crio persistiu e assistiu seus credenciados com informações para melhores medidas de prevenção. Tivemos que parar nossas coletas por um bom período e nossos dedicados beneficiários entenderam completamente. Enfim, fizemos o possível para termos cuidado e prosperarmos “apesar dos apesares”.

Mas aprendemos muito com as células-tronco, de forma figurativa e também literal. Figurativamente, nós nos tornamos versáteis e adaptáveis, com mais de uma forma de atuação, nos transformando de acordo com a necessidade que a sociedade e a comunidade médica demonstraram. Literalmente, as células-tronco nos ensinaram mais, muito mais, sobre seu potencial anti-inflamatório, nossa principal abordagem do estudo clínico que estamos coordenando para tratamento do Covid-19. As células-tronco também compartilharam seus segredos com outras pessoas: biomédicos, dentistas, médicos e pesquisadores que fizeram parte de nosso Programa Educacional à Distância.

O ano foi mesmo conturbado, mas em nossos seis anos de história nunca crescemos e aprendemos tanto quanto em 2020. Veja abaixo alguns destaques de 2020 da R-Crio:

AUTORIZAÇÃO DE REGISTRO DE TERAPIAS CELULARES

Nossos beneficiários já ouviram falar bastante desse tema. Em fevereiro de 2020 a Anvisa publicou as diretrizes para registro de produtos de terapias avançadas utilizando células humanas. Isso significa que as pesquisas clínicas (já em seres humanos) que tiveram segurança e eficácia comprovadas poderão ser submetidas ao registro como um tipo especial de medicamento. Esse medicamento não é de prateleira ou gôndola de farmácia, mas sim um meio de tratamento registrado que poderá ser utilizado por profissionais da saúde do Brasil todo.

Nós destacamos um trecho da resolução da Anvisa (RDC 338/2020) divulgada em uma apresentação em Brasília.

SCIENCE DAYS 2020

Logo em seguida da publicação da RDC 338/2020, a R-Crio participou novamente do Science Days. O evento é realizado pelo Kennedy Space Center, centro de treinamento da NASA na Flórida e parceiro da R-Crio. Pudemos aproveitar bastante os eventos, conhecer pessoas incríveis (inclusive um astronauta de verdade!) e participar de palestras sobre ciência e tecnologia. Veja algumas fotos.

célula-tronco science Days 2020

LANÇAMENTO DA SOBRACEL E ALIANÇA ESTRATÉGIA COM ANADEM

A R-Crio fez uma aliança estratégica com a Anadem – Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética. Tudo começou com uma parceria olhando para a difusão dos resultados e pesquisas com células-tronco entre médicos e cirurgiões. A parceria evoluiu para uma aliança, um comprometimento entre as duas partes com a ciência e evolução das terapias celulares no Brasil. Com isso, a R-Crio e Anadem fundaram a SOBRACEL – Sociedade Brasileira de Terapias Celulares, focada em unir as mãos de pesquisadores, profissionais de saúde, agentes regulatórios, conselhos de classes e a sociedade. A fundação da SOBRACEL resultou em dois eventos online: I Congresso Sobracel e II Congresso Sobracel ONLINE, ambos com participações de médicos, dentistas, pesquisadores e agentes da Anvisa, para discorrer sobre as perspectivas das terapias celulares no Brasil e também reconhecer os principais agentes envolvidos na entrega efetiva de resultados nessa área.

Caso queira ver as apresentações, clique na imagem, faça um breve cadastro, e assista os vídeos.

Sobracel células-tronco

NOVAS FORMAS DE COLETA

Uma das dores dos papais e mamães de nossos pequenos beneficiários era não poder coletar para os filhos mais velhos ou para eles mesmos. Nós olhávamos para isso já há um tempo, mas tudo se concretizou com a aliança com a Anadem. Por meio de sua vasta rede de cirurgiões plásticos no Brasil, eles auxiliaram a R-Crio a desenvolver uma forma de coleta do tecido adiposo para cirurgiões plásticos oferecerem isso aos seus pacientes também. Afinal, já que a gordura lipoaspirada é jogada no lixo, por que não pegar um pouquinho, enviar para a R-Crio e o paciente ter mais acesso a tratamentos de saúde?

A R-Crio validou o método de coleta e desenvolvemos treinamentos em parceria com a Anadem.

Fizemos um vídeo explicativo do jeito que você gosta para explicar como funciona essa coleta:

PERIÓSTEO DO PALATO: COLETA PARA CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS.

Você deve estar se perguntando “eu não tenho cirurgia plástica agendada. Como vou coletar células-tronco na idade adulta?”. Além do tecido adiposo, a R-Crio e Anadem desenvolveram uma forma de coleta exclusiva no mundo todo! O periósteo, uma camada de osso de nosso corpo, possui células-tronco em abundância. Um dentista pesquisador, e credenciado da R-Crio aqui de Campinas, encontrou uma forma de coletar essas células-tronco por meio do palato, nosso osso do céu da boca.

Então essa fonte de coleta passou a ser chamada de periósteo do palato. A coleta é muito simples, feita por meio de um procedimento minimamente invasivo: é uma micro-incisão de 3 milímetros no céu da boca, não precisa dar pontos e é realizada em menos de cinco minutos. Nós já coletamos dessa forma em crianças, adultos e idosos, e as células responderam super bem.

Por sinal, hoje já temos células-tronco de um beneficiário de 77 anos. Legal, né?

Mas vale lembrar que SEMPRE compensa coletar células-tronco o quanto antes. As células-tronco perdem capacidade de multiplicação ao longo da vida, e as células-tronco de um adulto nunca serão iguais às células-tronco de uma criança. Mesmo assim, é como alguns credenciados dizem: quando tivermos 70 anos, com certeza vamos sentir falta de nossas células de quando tínhamos 40 anos. ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

R-CRIO EDUCACIONAL NA PUC-SP

O R-Crio Educacional também representou uma conquista para todos nós esse ano. A PUC-SP viabilizou nosso curso à distância (EAD) sobre engenharia tecidual, empreendedorismo na ciência, medicina e odontologia regenerativa, e biotecnologia. Nós reunimos uma excelente turma de entusiastas para ensinar os fundamentos básicos para viabilizar as terapias celulares no Brasil. Na última aula os alunos conheceram nosso laboratório virtualmente.

ENSAIO CLÍNICO PARA TRATAMENTO DO COVID-19 (Sars-CoV-19)

Estávamos vislumbrando a possibilidade de utilizar células-tronco para tratamento das inflamações causadas pelo Novo Coronavírus. Sabe-se que o vírus promove uma pneumonia grave, ou seja, uma inflamação no sistema respiratório. Diversos estudos utilizam as células-tronco mesenquimais (polpa dentária, tecido adiposo e periósteo do palato) para controle da resposta inflamatória, capacidade chamada de imunomoduladora. Ainda, as células-tronco gostam de tecidos inflamados e têm uma atração natural por eles. O pulmão, em específico, é um tecido que a célula-tronco particularmente gosta mais do que os outros. Por fim, as células-tronco mesenquimais não possuem um sinalizador que permite a entrada do vírus nela, então ela tem uma barreira natural contra o Coronavírus.

A oportunidade estava em nossa frente, e a R-Crio e a Anadem iniciaram um movimento para submeter um ensaio clínico para aprovação. Em outubro de 2020 tivemos a aprovação pelo CONEP (Conselho Nacional de Ética e Pesquisa) e pudemos iniciar nossos planos.

O ensaio clínico da R-Crio e Anadem tem como objetivo preparar o paciente para um melhor enfrentamento da doença. Vamos utilizar células-tronco dos dentes de leite de crianças em adultos com mais de 60 anos e com ao menos uma comorbidade, mas que ainda estão na transição da fase viral para a fase inflamatória da doença. Outras abordagens com células-tronco buscam tratar pacientes em fases inflamatórias mais graves, por isso nosso estudo busca preparar o paciente para enfrentar a fase mais grave da doença dando meios de combater a inflamação pulmonar. É o primeiro estudo a propor essa abordagem.

O uso autólogo (células de outras pessoas) de células-tronco também é uma novidade para nós. Em alguns casos, principalmente de doenças agudas, as células-tronco de outras pessoas podem ser usadas, apesar de não ser a melhor abordagem. O ideal nesse nosso estudo seria infundir células-tronco do próprio paciente que tivessem sido armazenadas anteriormente, mas nesse caso não temos tempo suficiente para coletar, multiplicar e infundir as células-tronco. Nosso estudo se inicia na fase III, não precisando passar por fases pré-clínicas.

Ao longo de 2021 vamos produzir vídeos e mais textos sobre nosso estudo.

E O QUE PODEMOS ESPERAR PARA 2021?

Naturalmente, quando chega o fim do ano, também olhamos para frente e fazemos a nossa “listinha” de realizações para o ano que se inicia. Como Dr. José Ricardo, nosso responsável técnico comenta, a década de 2010-2020 foi destinada à consolidação das regras do jogo. Nós construímos um carro em um país onde ainda não tínhamos estrada. Desde 2018 avançamos mais do que nos últimos 20 anos em relação a terapias celulares no Brasil, e por isso nossos planos são grandiosos para 2021 e para a década que oficialmente se inicia.

  • Esperamos produzir muito mais conteúdo, estreando com esse texto. Vamos buscar produzir vídeos, compartilhar novidades e atualizações, fomentar nossas redes sociais, e aproximar você, entusiasta como nós, dos nossos resultados e objetivos da R-Crio.
  • Desejamos bons resultados em nosso ensaio clínico, os quais serão controlados ao longo de todo ano. Esperamos que com bons resultados possamos ter melhorado a vida de pacientes acometidos pelo Novo Coronavírus. Quem sabe encontremos uma melhor e mais resolutiva solução para o enfrentamento da doença.
  • Acreditamos nos entusiastas, pois foi esse entusiasmo que nos conduziu até aqui. Com a Anadem e Sobracel vamos estreitar todos os laços dos profissionais envolvidos para transformar as terapias celulares em uma prática comum e acessível para toda população. Nascemos em 2014 com o propósito de entregar uma nova solução para a medicina e odontologia, e nunca estivemos tão próximos de nosso objetivo como estamos hoje.
  • E vamos buscar ensinar e preparar profissionais da saúde para a nova década da medicina, focada não em cicatrizar, mas sim em regenerar o corpo humano por meio de ferramentas que carregamos conosco: nossas próprias células-tronco. O R-Crio Educacional deverá crescer e formar profissionais atualizados e orientados para uma nova era da saúde.

OBRIGADO POR LER ATÉ AQUI.

Foram 366 dias em 2020, resumidos em 1658 palavras nesse momento. O texto ficou longo, mas esse ano mereceu o esforço. Apesar do ano atípico, difícil para tantas famílias, conseguimos superar os desafios e crescer como nunca crescemos. Agradecemos profundamente todos que amigos que fizemos esse ano, e também aos que estão conosco ao longo de nossa jornada de seis anos. Agora é olhar para frente e para o ano que se inicia.

Em nome de toda R-Crio, podemos dizer que estamos orgulhosos de ter você conosco.

Obrigado pela confiança.