A troca de dentição das crianças é um rito de passagem bastante importante para os pequenos. É uma das primeiras mudanças do corpo em direção à maturidade, e ainda assim existe a ansiedade pela visita da Fada do Dente. Os pequenos insistem em amolecer o dentinho para cair logo e receber uma moeda. Mas sabemos que nossos corpos são diferentes, e por isso cada criança pode ter uma época certa de trocar os dentinhos. Hoje vamos ver quando o dente de leite normalmente cai, precauções nessa fase, e como se planejar e aproveitar para coletar as células-tronco pelo dente de leite para as crianças. Segue com a gente!

Qual a função do dente de leite?

A função do dente de leite é servir como uma baliza para os dentes permanentes nascerem. Além disso, os dentes de leite são também fundamentais para a criança desenvolver a fala, mastigação e musculatura facial. Já o nome “dente de leite” é somente um apelido carinhoso por sua cor leitosa.

Fase de troca de dentição.

A fase de troca de dentição pode trazer bastante dúvidas para os papais e mamães. Nessa hora, além de se preocupar com a extração dos dentinhos, é importante pensar também em prevenção e saúde bucal. Com todos dentinhos de leite já saudáveis, e iniciando a troca dos primeiros dentes por volta dos 6, 7 anos, pode-se também aproveitar a ótima oportunidade para ensinar sobre escovação e rotina de higiene oral.

Clicando abaixo é possível baixar um manual completo da primeira dentição das crianças.

quando cai dente de leite

Quando o dente de leite cai?

Os dentinhos nascem por volta dos 6 meses de vida, e começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos. É normal também algumas crianças perderem os primeiros dentinhos antes ou depois dessa fase. Porém, sempre aconselhamos acompanhar as crianças com um dentista para avaliar esse período de troca. Assim pode-se monitorar a necessidade de algum tratamento ortodôntico e também o posicionamento dos dentes permanentes para nascerem de acordo com as quedas dos dentes de leite.

Ao todo vão nascer 20 dentinhos de leite no bebê. Então por volta dos 5 anos os primeiros dentes da frente irão começar a amolecer e cair. Já os últimos a cair são os caninos e molares.

quando o dente de leite cai

Janela de troca de dente de leite.

É comum também haver uma janela de troca que depois que os incisivos superiores e inferiores caem. Esse intervalo pode começar nos 7 anos de idade, e seguir até os 8 ou 9 anos, quando os caninos e molares começam a amolecer.

Essa janela depende do desenvolvimento das crianças, podendo variar de pessoa para pessoa.

Planejamento para coletar células-tronco.

Com tudo isso em mente, pode-se planejar para coletar o dentinho de leite perfeito para o armazenamento de células-tronco.

O planejamento é essencial para essa coleta. Como já falamos, há as idades mais comuns para troca de determinados dentes de leite, e também existe a janela de troca.

Não existe um dente correto para coletar células-tronco, mas é importante o dentinho estar mole, mas ainda não quase caindo. Só é necessário que o dente tenha ainda 1/3 de raiz no dia da coleta, e que a raiz do dente permanente esteja parcialmente formada e pronta para nascer. O odontopediatra credenciado da R-Crio faz essa avaliação antes da coleta.  Assim sabemos que as células-tronco mesenquimais estão vivas, saudáveis e ainda podem ser guardadas como forma de prevenção para as crianças.

Qual importância das células-tronco do dente de leite?

O dente de leite guarda mais do que lembranças boas para todos nós. Nele existem células-tronco mesenquimais. Essas células são peças “curingas” de nosso organismo. Elas podem se transformar em células de cartilagem, osso, neurônios, vasos sanguíneos, e muitos outros tecidos do corpo.

Elas fazem parte da medicina regenerativa. Isso significa que podem ajudar a tratar uma doença, grave ou simples, por meio da regeneração de um lugar específico do corpo.

O mais interessante é que nos dentes de leite existem células-tronco jovens e saudáveis (por causa da idade das crianças) e com uma capacidade incrível para se diferenciar (transformar) em outras células do corpo.

A R-Crio é especialista nesse tipo de coleta, já realizando coletas com clientes do Brasil inteiro! Então, se você quiser saber mais sobre esse presentão para a saúde de seus filhos, vem falar com a gente para tirar todas suas dúvidas.

Se preferir, preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre nosso trabalho.

Até um próximo texto! 😉