Qualidade de vida é um termo frequentemente usado hoje em dia. Ele se refere às práticas saudáveis que buscam levar mais tranquilidade, menos estresse e mais harmonia em nossa vida. Também é importante manter essa qualidade de vida no trabalho, pois ele é grande parte do nosso dia! E olha só: a qualidade de vida tem grande influência em como será nossa saúde no futuro! Siga com a gente e entenda mais!

Qualidade de vida: um planejamento para o futuro.

A qualidade de vida é uma ação de hoje pensada no seu futuro. Hoje estamos vivendo muito mais, porém a qualidade da vida não mudou tanto. É comum hoje vermos pessoas fazendo aniversário de 80, 90, 100 anos de idade, mas nem sempre essas pessoas estão ativas e saudáveis.

É de se entender. O corpo não foi feito para viver tanto. Os medicamentos e medidas de saneamento básico aumentaram nossa longevidade e controlaram doenças infecciosas. Agora o desafio é agregar saúde e qualidade nos nossos anos de vida. Leia sobre células-tronco como “peças de reposição” do corpo para mais qualidade de vida.

A influência do meio.

A qualidade de vida está muito relacionada com o aparecimento de doenças. Existem genes em nosso corpo que nos dão pré-disposições a diferentes coisas, entre elas doenças. E o meio em que você vive exerce grande influência na expressão desses genes.

De acordo a matéria publicada pelo Portal Minha Vida, escrita pelo Doutor Ciro Martinhago, doenças hereditárias não são “uma sentença”. Algumas dessas doenças, como obesidade, Alzheimer, diabetes e hipertensão são doenças com características poligênicas. Isso significa que são doenças que dependem exclusivamente do meio ambiente para se desenvolverem. Entretanto, doenças como os cânceres, por exemplo, são doenças monogênicas, e não são influenciadas pelo meio ambiente.

Entendeu? A vida que você leva pode mudar sua vida, inibindo o aparecimento de doenças e outros problemas de saúde. Ter qualidade de vida pode ser um tema clichê, mas a longo prazo pode mudar sua vida. Vamos ver agora algumas dicas para você ter mais qualidade de vida durante o trabalho, já que passamos boa parte da nossa vida trabalhando.

Qualidade de vida no trabalho.

Já parou para pensar quanto tempo do nosso dia passamos trabalhando? A jornada de trabalho tradicional de 8h significa 1/3 do nosso dia. Em 2021 temos 254 dias úteis. Isso significa 2032 horas trabalhando! É bom pensarmos logo na nossa qualidade de vida nesse trabalho, certo? Então vamos às dicas!

Dica 1 – Adeque seu posto de trabalho.

À primeira vista, sabemos que muitas casas não foram feitas para o trabalho. Há também escritórios que pouco possuem a infraestrutura adequada para longos períodos de trabalho. A falta de cadeiras confortáveis, postura, estação de trabalho e sedentarismo são alguns dos riscos presentes do dia a dia de trabalho. Tente levantar de vez em quando, se alongar e, se puder, invista em uma cadeira de escritório (se trabalhar Home-office). E preste atenção na altura da tela e da cadeira: a tela deve ficar na altura dos seus olhos. Isso fará com que sua coluna fique ereta, na posição adequada, evitando desgastes e lesões futuras.

qualidade de vida no trabalho

Dica 2 – Separe tempo para o lazer.

Outro ponto que poucos lembram é de simplesmente se divertir. O home-office mudou a visão de trabalho de muita gente, misturando vida pessoal e trabalho. Porém, essa facilidade de trabalhar não significa que você deve sempre deve usar seu tempo livre para adiantar algo do trabalho. Aproveite para se envolver com algo que você gosta: toque um instrumento, faça artesanato, jogue um jogo de computador. Ou seja, faça o que te diverte! Isso vai fazer muito bem para você, vai te relaxar e, depois de um tempo, você terá desenvolvido uma habilidade somada à uma atividade que você tem prazer.

Dica 3 – Tenha um bom sono.

Umas das doenças poligênicas (com influencia do meio) é o Alzheimer. Sabe-se também que uma boa noite de sono está diretamente relacionada à memória. De acordo com matéria da Agência USP de Notícias (Hoje chamado de Jornal USP), o último estágio do sono, conhecido como REM, facilita o aprendizado e prioriza a ativação de redes neurais, melhorando a memória. Durma mais cedo e tente relaxar antes do sono. Dispense toda forma de tela (celular, televisão ou computador) para descansar seu olho. Tente ler um livro, fazer palavras-cruzadas (ótimas para memória!), ou algo parecido. O sono virá com força e você vai acordar muito bem.

Dica 4 – Ingestão de vitaminas.

Quem trabalha em escritório também tem pouco contato com o ar livre, e isso pode implicar em problemas de vitaminas. A velha conhecida Vitamina do Sol, ou Vitamina D, tem como principal função a absorção de cálcio pelo organismo. Como resultado da falta dessa vitamina, podemos ter falhas no desenvolvimento saudável de nossos ossos e dentes. Em suma, procure ficar um pouco exposto ao sol, ou busque suplementos para ingerir as vitaminas necessárias para sua vida.

Dica 5 – Cuidado com o Sedentarismo.

Como falamos na Dica 1, boa parte do nosso dia passamos sentados desempenhando nossas funções. No home-office isso ainda se agravou. Muitas pessoas não saem mais de casa para ir pegar o ônibus, caminhar até o trabalho ou até mesmo pegar o carro para trabalhar. Tente usar esse tempo que você está economizando em transporte para fazer um exercício em casa (leia aqui sobre o Método Tabata), se alongar, ou mesmo fazer uma caminhada no bairro (sempre de máscara, em?).

Dica 6 – Cuidado com comidas práticas.

Sabemos que é tentador, mas muito cuidado. Mesmo com o trabalho corrido sempre haverá tempo de pensar em uma opção de comida saudável para fazer. Comidas muito práticas, como macarrão instantâneo em pote, burgers, salgados, e até mesmo os tablets de temperos prontos são repletos de conservantes e sódio. O sódio é um dos principais causadores da hipertensão, e se boa parte das pessoas hipertensas tomassem cuidado com o sódio – ou reduzissem por completo – muito provavelmente algumas ficariam livres dos remédios. Experimente usar alho e cebola na comida, eles enganam o paladar dando a sensação de salgado. Uma outra dica é você mesmo fazer sua comida prática, cozinhando uma quantidade maior para deixar “marmitas” prontas.

Dica 7 – Adeque seu paladar.

No trabalho um café sempre vai bem, não é verdade? Mas muita atenção com o açúcar! O consumo excessivo de açúcar é um dos principais problemas de saúde hoje em dia, pois ele leva ao desenvolvimento da Diabetes Mellitus Tipo 2, relacionada à maus hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo e alimentação. O quanto antes você aprender a tomar café sem açúcar, melhor será para você. Faça as contas de quantos cafés você toma por dia, e quantas colheres de açúcar você utiliza. Além de preservar sua saúde, você irá emagrecer, e alimentos que são mais azedos, como iogurtes e frutas, ficarão com o sabor mais agradável.

Dica 8 – Se mantenha positivo e otimista.

É muito comum o trabalho ser desgastante, e muitas vezes isso nos desmotiva a continuar. Essa sensação é perigosa, principalmente quando pensamos que passamos pelo menos 40h trabalhando por semana. E quando suspiramos ao acordar, dizendo “e lá vamos nós para mais um longo dia de trabalho”, é para acender um sinal de alerta. Busque sua própria motivação, seus próprios interesses dentro do seu trabalho. Pense que tudo que você faz nesse trabalho não só agrega para a empresa, mas também para você mesmo e para as pessoas que estão ao seu redor. Diga “bom dia”, “bom trabalho”, “muito obrigado”, “parabéns”, “conte comigo”. Faça alguém feliz e, com certeza, você também ganhará com isso. 😇

Dica 9 – Beba água, muita água.

A gente se envolve no trabalho e esquece de beber água, não é mesmo? Todo mundo já passou por isso. A água é de fato a fonte da vida e possui diversas propriedades importantes para nossa qualidade de vida. Segundo publicação da Unimed, a água regula a temperatura corporal, auxilia na desintoxicação do corpo, ajuda na absorção de nutrientes, deixa a pele hidratada, auxilia o metabolismo celular, previne aparecimento de pedras nos rins, melhora a circulação sanguínea e facilita a digestão. Faça assim: no começo do dia já deixe uma garrafa de água do seu lado. Se for em temperatura ambiente, melhor ainda. E se no fim do dia o xixi sair branquinho você sabe que fez um bom trabalho.

Dica 10 – Veja seus amigos e colegas.

Por último, mas não menos importante, recomendamos que você veja seus amigos. A solidão, agravada pelo home-office, faz muito mal para a saúde. Uma psicóloga da Universidade de Brigham Young revisou estudos que englobavam ao todo 3,7 milhões de pessoas. Dessa forma, ela chegou na conclusão de que se sentir sozinho faz tão mal à saúde quanto estar acima do peso, ser sedentário ou fumar 15 cigarros por dia! Os dados foram divulgados pela Veja Saúde. Enfim, busque ter interação social no seu trabalho, fale com os colegas em reunião ou telefone. Se seu trabalho não tiver essa característica, busque fazer chamadas de vídeo com seus amigos pessoais, mesmo que por pouco tempo. Isso será bom para você, e as vezes nossos amigos podem estar precisando mais do que a gente imagina…

Mais qualidade de vida com armazenamento de células-tronco.

Apesar de tudo que falamos, a qualidade de vida no trabalho não é tudo. Nosso corpo irá se desgastar com o tempo, algo natural da vida, e com isso é inevitável que probleminhas de saúde apareçam.

A R-Crio faz o armazenamento de células-tronco. Essas células são capazes de se transformarem em outras células do corpo. Portanto elas são células “curingas”, e podem formar células da pele, ossos, músculos, tendões, vasos sanguíneos, coração, pâncreas, rins, gordura, neurônios, entre muitos outros tipos. Portanto, elas são “peças de reposição” do corpo, e podem ajudar significativamente na união da longevidade com a qualidade de vida.

Dessa forma, quando você precisar dar uma força a mais para seu corpo se regenerar, você terá suas próprias células-tronco de anos atrás guardadas, com toda saúde e qualidade dos seus anos mais jovens. Interessante, né? Leia como funcionam os tratamentos com células-tronco.

Por hoje é só. Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares, e explique a importância da qualidade de vida não só para vivermos bem hoje, mas para colhermos os frutos das boas práticas ao longo de toda vida!

Summary
Article Name
Qualidade de Vida no Trabalho
Description
Descubra 10 dicas para mais qualidade de vida no trabalho que irão te ajudar a envelhecer com mais saúde.
Author
Publisher Name
R-Crio Células-tronco