Ultimamente, por conta dos tempos que estamos vivendo, acabamos repensando se estamos fazendo de tudo ao nosso alcance para oferecer mais formas de prevenção e cuidado com quem a gente ama. A pandemia nos mostrou que ainda temos muito o que progredir, que a farmacologia não possui todas as respostas, e que temos que antever tratamentos mesmo antes da necessidade aparecer. Nesse contexto, as buscas por soluções que promovam a saúde aumentaram exponencialmente nos mecanismos de busca. E a busca sobre o armazenamento de células-tronco é uma pesquisa vastamente citada. Por isso resolvemos escrever esse texto, de forma sintetizada e ilustrada, sobre como coletar células-tronco em cinco pequenos passos.

Como coletar células-tronco.

A coleta de células-tronco é realizada em cinco passos: primeiro a contratação de um laboratório especializado como a R-Crio, depois a realização de exames, a consulta com o profissional coletor habilitado, e finalmente a coleta com o profissional habilitado. O transporte também deve ser controlado. Por fim, são realizados ensaios de qualidade e então a criopreservação definitiva do material.

coleta células-tronco

Depois da coleta de células-tronco.

Terminando o processo acima tudo está concluído. As células-tronco estão criopreservadas e com todas suas características certificadas. Esses processos de validação da qualidade das células-tronco (entenda quais são aqui) é extremamente importante! A criopreservação é um método que permite armazenarmos células-tronco por toda a vida do beneficiário. Por isso, precisamos ter a certeza desde o início de que as células congeladas estarão aptas para usos em saúde caso sejam necessitadas.

GOSTOU?

Coletar células-tronco é uma forma de garantir mais acesso a tratamentos de saúde para sua família. Como mencionamos no início desse texto, pode ser que ainda hoje não haja nenhuma necessidade de se prevenir e armazenar células-tronco. Mas o armazenamento é uma forma de prevenção, e de garantir que você ou seus pequenos tenham um material pronto, já com suas qualidades avaliadas e aprovadas, e também jovem e saudável para ser utilizado caso haja alguma necessidade.