Os dentes de leite tem esse nome por serem levemente mais branquinho que o dente permanente. Eles são super importantes para as crianças, pois ajudam no desenvolvimento dos ossos e dos músculos do rosto, ajudam na fala e também podem ser usados para guardar células-tronco e dar mais formas de saúde para as crianças (entenda mais). Entretanto, algumas vezes os dentinhos de leite não ficam tão branquinhos. Pelo contrário, o dente de leite fica escuro e pode assustar os papais e mamães. Nesse texto, vamos explicar o que pode fazer o dente de leite ficar escuro, e o que isso significa para a saúde das crianças.

Por que o dente de leite fica escuro?

O dente de leite pode ficar escuro por diferentes motivos: batidas, cáries, infecção da polpa dentária ou até mesmo por conta do uso de medicamentos. O mais comum é mesmo a batida do dente, ou seja, um traumatismo dentário. Em qualquer um dos casos, é de extrema importância que a criança visite um odontopediatra para entender o que causou o escurecimento do dente e se há algum tratamento para fazer.

Traumatismos dentários deixam o dente de leite escuro.

As crianças mais arteiras sempre têm um dentinho de leite escurecido. 😬 Acidentes, batidas, quedas, e guloseimas, como balas e pirulitos, podem fazer que o dente fique com uma tonalidade marrom ou acinzentada. Segundo a publicação da Uniodonto Minas, pode ser que o dente fique escurecido logo após o traumatismo. Nesse caso, pode ser que houve um sangramento intrapulpar temporário. Além disso, em casos em que o dente de leite fica escuro depois de algumas semanas, pode ser que haja uma hemorragia no interior da coroa e na raiz do dente.

Mas não se desespere se acontecer algo assim. Sempre conte com seu dentista para ter a avaliação profissional. É possível que depois de alguns meses a cor do dente de leite volte a ficar normal, significando que o corpo absorveu o sangue, e o tecido pulpar foi regenerado. Por outro lado, se a tonalidade ficar um pouco roxa, pode indicar a presença de bactérias na lesão. Esse é um alerta de possível necrose da polpa dentária, entretanto é uma condição incomum em dentes de leite.

Outros motivos possíveis.

As vezes o motivo do dente de leite ficar escuro é outro, mas geralmente há algum trauma relacionado. As cáries podem ser formadas na parte inferior ou por trás do dente, sem apresentar o aspecto característico dela. Pode acontecer também de ter uma infeção na polpa do dente, dificultando a circulação de sangue e fazendo com que o dente fique escurecido. Uma outra situação, ainda mais rara, é quando o dente fica escurecido por uso de antibióticos. É importante lembrar de mencionar o uso de medicamentos para o odontopediatra, caso você esteja investigando o motivo do escurecimento do dente.

A importância do dente de leite na vida das crianças.

O dente de leite faz parte de um rito de passagem na vida de todo mundo. Por volta dos 6, 7 anos de idade é quando eles começam cair. Primeiro os da frente, deixando a janelinha na boca. Depois de alguns anos é a vez dos dentes de trás. E por volta dos 12 ou 13 anos de idade a criança já não tem mais dentes de leite.

Por isso é de extrema importância que as famílias não percam essa fase para coletar o dente de leite em um odontopediatra, e armazenar as células-tronco por meio dele. As células-tronco são bastante armazenadas no momento do parto, porém hoje já é possível, e até mais recomendado, que as crianças armazenem as células-tronco por meio dos dentes de leite.

E tem tudo a ver o armazenamento com o assunto do nosso texto!

As células-tronco ficam na polpa dentária, local onde comentamos que pode ser lesionado depois de um trauma, fazendo o dente ficar escuro. Para armazenar células-tronco é preciso que o dente esteja saudável, e com pelo menos 1/3 de raiz (entenda aqui). Isso significa que a raiz ainda está irrigando o dente, mantendo a polpa dentária preservada, e também as células-tronco ali dentro.

Por que armazenar células-tronco do dente de leite?

As células-tronco são células curingas do corpo, capazes de se transformarem em outros tipos de células, dependendo da necessidade. Então, quando guardadas em laboratórios como a R-Crio, elas podem ser usadas como peças de reposição pelo dono das células. Por exemplo, se quebrar um braço, é possível usar as células-tronco para ajudarem a formar células de osso no local.

O interessante é que as células têm a mesma idade que as crianças! Então elas ficam congeladas com a idade que foram coletadas, enquanto a criança cresce normalmente. A vantagem é que, quanto mais jovens, melhor a qualidade das células-tronco. Afinal, quem não tem saudades da saúde e disposição de quando era criança?

Esperamos que esse texto ajude você a ficar mais tranquilo, e a entender os motivos do dentinho de leite ficar escuro. Lembre de sempre cuidar muito bem dele, pois ele pode ser usado para dar um presentão para a vida de sua família. Continue seguindo a gente e lendo nossos textos para saber mais! Até a próxima!