Em nossos textos semanais abordamos diversos temas sobre a saúde com células-tronco e a longevidade associada a qualidade de vida. Com isso, buscamos conscientizar todos vocês, nossos leitores, sobre o estágio atual da medicina regenerativa no Brasil e no mundo. Essa área está em constante evolução, principalmente depois das novas resoluções da Anvisa. Mesmo assim, depois de tanto conteúdo compartilhado, seja no blog R-Crio ou em outras fontes de informação, ainda há muitos fatos que são pouco mencionados sobre as células-tronco, os quais são, em sua maioria, somente de conhecimento de cientistas e pesquisadores. Veja agora algumas curiosidades sobre as células-tronco e suas características importantes para uso em tratamentos de saúde.

Curiosidades Sobre Células-tronco na Saúde

Células-tronco mesenquimais possuem poder anti-inflamatório.

Essa característica é chamada de Imunomodulatória. A célula-tronco mesenquimal, coletada pela polpa dentária, tecido adiposo e periósteo do palato, possui a capacidade de regular a resposta inflamatória do organismo. Ela é um anti-inflamatório natural do corpo. O que poucos sabem é que inúmeras linhas de pesquisa utilizam células-tronco com esse objetivo, não só para regenerar (ou gerar) novas células do corpo. Veja aqui outras formas de uso das células-tronco na saúde.

O potencial imunomodulador das células-tronco mesenquimais é bastante promissor para a área da medicina do esporte, em especial. Nesse sentido, pensando em lesões de joelho para atletas profissionais e amadores, as células-tronco podem ajudar a controlar a dor e inflamação no local. Além disso, aproveitando o tratamento, as mesmas células podem induzir a regeneração de cartilagem no local lesionado. Ou seja, aqui o tratamento seria para controle da inflamação, mas, em paralelo, pode-se verificar a indução a formação de nova cartilagem.

O potencial imunomodulador também pode ser utilizado para tratamento de diversas doenças, como Doença de Crohn, Covid-19 e Alzheimer, por exemplo, uma vez que nessas doenças o controle da inflamação é um fator importante na recuperação do paciente.

Transplante de medula óssea é um transplante de células-tronco.

Pouca gente sabe, mas as terapias celulares são realizadas com frequência no Brasil. É o caso do transplante de medula óssea. O procedimento também pode ser chamado de Terapia com Células Progenitoras Hematopoiéticas, uma vez que há transplante de células-tronco hematopoiéticas para formação de novas células sanguíneas.

Esse procedimento é uma Terapia Celular Convencional. Em suma, a classificação como “convencional” significa que as células utilizadas foram minimamente manipuladas, sem transporte ou processamento em laboratório, além de que desempenharão o mesmo papel que tinham originalmente no corpo humano.

Agora, com técnicas de edição genética e um conhecimento avançado em biotecnologia, também existem as Terapias Celulares Avançadas (entenda aqui). Essas terapias são de manipulação extensa, com transporte e cultivo celular em laboratório, e muitas vezes as células são usadas para uma função diferente da função original do doador.

Para exemplificar. No transplante de medula (terapia celular convencional), as células do doador são criopreservadas e infundidas no receptor. O objetivo é que elas formem novas células do sistema imunológico no receptor, mesma função que tinham no doador. Já quando se fala em regenerar as células de um órgão ou gerar novos tecidos (terapia celular avançada), há necessidade de multiplicação no laboratório, processamento celular, além de que as células desempenharão uma função diferente de sua função original.

Células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) devem ser usadas com sabedoria

Já ouviu falar sobre esse tipo de célula-tronco? Em 2012, o cientista japonês Shinya Yamanaka ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por ter descoberto que “células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotentes”.

Antes da descoberta dele, células-tronco pluripotentes podiam ser obtidas somente de embriões. Isso causava muitos problemas éticos, uma vez que deveria matar o embrião para obter essas células. As células-tronco embrionárias pluripotentes são as células-tronco que podem originar todas células do corpo humano, sem restrições. Por isso são tão importantes para a ciência. Elas são de um estágio anterior as células-tronco mesenquimais e hematopoiéticas (do sangue do cordão umbilical), as quais são chamadas de células-tronco adultas e que só podem formar células de tecidos específicos do corpo. Veja aqui um resumo sobre tipos de células-tronco.

curiosidades células-tronco

Fonte imagem: https://www.coladaweb.com/medicina-e-enfermagem/celulas-tronco

A descoberta de Yamanaka originou as células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) e, agora, por meio de qualquer célula do organismo, é possível retroceder o desenvolvimento da célula até ela voltar ao estágio embrionário. Entretanto, mesmo revolucionando a forma como as células-tronco são estudadas, essa técnica ainda causa bastante dúvidas na comunidade clínica.  As células-tronco embrionárias possuem uma multiplicação exagerada, justamente por ser de um estágio primitivo do desenvolvimento do organismo. Entretanto, por ser bastante acelerada, essa multiplicação pode ficar descontrolada e desenvolver células com potencial tumorigênico (capaz de virar tumor).  Por esse motivo, elas não são indicadas para potencial terapêutico, somente para ensaios clínicos.

Em Maio de 2021 fizemos uma entrevista com o doutor e pesquisador Guilherme Lepski. Veja a resposta dele sobre as células-tronco pluripotente induzidas. Confira a entrevista completa aqui.

ips células-tronco

Células-tronco da polpa dentária tem uma origem especial no corpo humano.

Você deve saber como somos apaixonados pelas células-tronco da polpa do dente de leite. E isso não é a toa! Essas células são mais especiais que as outras células-tronco do corpo humano por um fator bastante significativo.

As células-tronco do dente de leite são mais versáteis do que outras fontes por terem algumas características embrionárias, mesmo sendo células-tronco adultas. Elas possuem a origem ectomesenquimal, a mesma das células de pele e de neurônios. Por isso elas são se diferenciam somente em células-tronco de tecidos de origem mesenquimal, como ossos, cartilagem ou gordura.

Existem células-tronco no corpo inteiro.

Todo o organismo possui células-tronco, porém só é possível coletar de alguns locais. As células-tronco são as principais responsáveis por reparar nosso corpo quando alguma coisa não está funcionando direito. Por exemplo, quando sofremos um corte na pele, as células-tronco ali presentes enviarão sinais para as células vizinhas começarem a se multiplicar e gerar novas células de pele.

O problema é que somente em alguns locais do corpo é possível isolar as células-tronco. Isso significa “separar” a célula-tronco do tecido coletado, uma vez que queremos armazenar as células-tronco, não o tecido todo. Então, no caso de polpa dentária, precisamos usar alguns métodos de laboratório para fazer as células se “desprenderem” da polpa dentaria. Nem todos tecidos permitem isso, além de que só alguns são acessíveis de serem coletados.

O Periósteo do Palato, ou céu da boca, é a mais recente fonte de coleta de células-tronco da R-Crio. O Periósteo é uma fina camada que reveste nossos ossos, e o Palato é nosso osso do céu da boca. A vantagem é que essa fonte de coleta é bastante prática, e atualmente credenciados da R-Crio podem coletar as células-tronco por meio dessa fonte bastante acessível.

Faça parte da medicina regenerativa!

Gostou do texto de hoje? Aproveite dos benefícios da criopreservação de células-tronco para congelar suas células com a idade de hoje, evitando que elas envelheçam para você utilizar por toda a vida! Talvez seja difícil perceber essa vantagem hoje, ou amanhã, mas, chegando na velhice, sem dúvida alguma suas células jovens serão definitivas para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Continue lendo nossos outros textos para entender mais sobre as vantagens de criopreservar suas células-tronco com um dos centros de processamento celular mais diferenciados do mundo todo!

Até um próximo texto! 🙂