A criopreservação de células-tronco já é um hábito de papais e mamães há décadas, iniciando nos anos 2000 por meio do sangue do cordão umbilical. Com o tempo, as formas de coleta de células-tronco evoluíram, chegando à diversas opções, inclusive para adultos e idosos. Ainda assim, muita gente fica com dúvidas em relação ao armazenamento e as vantagens para a saúde da família. Isso porque, aqui no Brasil, os tratamentos ainda estão em desenvolvimento, e a população ainda aguarda para utilizar suas células-tronco criopreservadas. Mesmo nesse cenário, o armazenamento de células-tronco é um novo investimento para a saúde de milhares de famílias, uma vez que, com o tempo, as células se tornam cada vez mais valiosas para a saúde do beneficiário. Nesse texto vamos entender um pouquinho mais sobre isso, e explicar tudo sobre a criopreservação de células para alcançar a sonhada longevidade associada à qualidade de vida. Segue com a gente!

Criopreservação de células-tronco.

Você já deve ter ouvido falar sobre a criopreservação. Frequentemente essa palavra aparece em filmes de ficção-científica, mas é um termo bastante comum na ciência e na promoção de saúde. Laboratórios de congelamento de óvulos e sêmen utilizam dessa técnica, assim como a R-Crio que faz o congelamento de células-tronco.

Essa técnica utiliza nitrogênio líquido, e armazena materiais biológicos em -196ºC. Isso faz com que o metabolismo desses materiais biológicos fiquem paralisados, parando o processo de envelhecimento. Um bom jeito de lembrar disso é comparar com nossa comida no freezer: o processo de deterioração deixa de acontecer, podendo ficar por muito mais tempo armazenado do que em temperatura normal.

criopreservação de células-tronco

Criotubos para armazenamento de células-tronco. Foto: Canva.com

Células-tronco: novo investimento para a saúde!

E afinal, porque congelar é um investimento para a saúde? É muito simples.

Como falamos anteriormente, as células coletadas ficarão com sua idade preservada para sempre que ficarem dentro dos tanques de nitrogênio líquido. Isso significa que o beneficiário SEMPRE terá acesso às suas próprias células de anos (ou décadas) atrás.

Com isso, a cada ano que passa, as células congeladas se tornam cada vez mais valiosas para a saúde. Quanto mais tempo envelhecemos, e maior a diferença de idade entre nós e a idade que tínhamos no momento da coleta, maior a vantagem para o cliente.

Por exemplo, um adulto coletando células-tronco com 40 anos, terá uma imensa vantagem em determinado tratamento quando tiver 60 anos de idade. Porém, uma criança que coletou as células com 7 aninhos e irá fazer o tratamento também com 60 anos terá muito mais vantagem por conta da juventude das suas células congeladas com a R-Crio.

Vantagens das células-tronco na saúde.

Mas para entender a grande vantagem de manter as células-tronco congeladas, vamos retornar um pouco às aulas de biologia da escola.

Células-tronco mesenquimais (presentes nos dentes de leite, céu da boca e tecido adiposo) são aquelas formadoras dos tecidos sólidos do nosso organismo. Essas células se transformam em outros tipos de células mais especializados, por isso o nome “célula-tronco” (por causa de suas ramificações e possibilidades).

Aliás, o ser humano é formado a partir de somente uma célula. Ou seja, somos formados inteiramente por células, e são elas que sofrem quando nós possuímos alguma doença ou condição específica.

As células-tronco mesenquimais formam os tecidos, como órgãos, pele, cartilagem, músculos, vasos sanguíneos, ossos, neurônios, e muitos outros. Além disso, também ajudam – e muito – a controlar a inflamação do corpo. Elas são verdadeiras maestras de nosso organismo.

longevidade com qualidade de vida

Armazenamento de células-tronco: nova forma de prevenção.

Então imagine só você ou seus filhos crescendo com a célula formadora da maioria das células do corpo guardadinhas e seguras, prontas para ajudar quando precisar. É justamente isso que a R-Crio oferece aos beneficiários.

Pode ser bastante difícil imaginarmos nossos filhos mais velhos (ou mesmo idosos), e até mesmo nós não conseguimos nos imaginar daqui 10, 20 anos. Mas devemos sim começar a pensar nesse cenário.

A longevidade do brasileiro vem aumentando bastante. Estamos vivendo cada vez mais, e a nova geração de crianças vai viver ainda mais do que nós. Infelizmente, isso não significa que terão uma vida longa e com qualidade.

As doenças relacionadas ao envelhecimento estão cada vez mais comuns por conta da longevidade. Essas doenças nada mais são do que falhas no funcionamento das células do organismo, o que muitas vezes evolui para uma doença degenerativa. Então as células-tronco criopreservadas podem ser vistas como “peças de reposição” do corpo, um medicamento biológico para o beneficiário utilizar nesse momento da vida.

Como funciona o armazenamento?

O armazenamento de células-tronco é simples, apesar de ter muitos passos importantes dentro do laboratório. A R-Crio faz a coleta de células com dentistas credenciados, profissionais treinados e habilitados para fazer a coleta. O procedimento em si é simples, comum para o dentista, mas ele deve enviar a amostra para o laboratório da R-Crio onde realizaremos a remoção das células.

A chegada das células no laboratório requer alguns procedimentos, entre eles controles de qualidade. Esses controles garantem para o beneficiário que as células estão prontas para um medicamento ser desenvolvido a partir delas. Eles mostram para o laboratório (e para o cliente) que as células não estão contaminadas, estão se multiplicando bem, e também estão com seu potencial de transformação em outros tipos de células preservado.

Então, se você tem interesse de fazer esse novo investimento para a saúde de sua família, e preservar a sua juventude ou de seus filhos o quanto antes, fale com a gente para instruirmos você da melhor forma e direcionarmos para um dentista credenciado na sua região.

Até um próximo texto!


Summary
Article Name
Células-tronco: novo investimento para a saúde
Description
Com o aumento da longevidade, o armazenamento de células-tronco se torna um novo investimento para a saúde de toda família. Entenda mais em nosso novo texto
Author
Publisher Name
R-Crio Células-tronco