Entenda por que armazenar essas células é tão importante e onde você pode fazer isso

Se você perguntar a qualquer mãe ou pai qual é o maior desejo que eles têm para os filhos, provavelmente a resposta envolverá a saúde. Afinal, é por isso que mantemos as vacinas em dia e tomamos cuidados tão clichês com as crianças em todo início de inverno, não é mesmo? O congelamento de células-tronco, por exemplo, é mais uma dessas medidas para dar segurança à saúde das crianças.

Neste texto, vamos te explicar como o armazenamento dessas células tão especiais podem proteger a saúde do seu filho e oferecer mais qualidade de vida a ele. Assim, fique tranquila, mamãe! Também vamos contar como você pode proporcionar isso para seus pequenos.

O que é o congelamento de células-tronco?

Congelar as células-tronco é, na verdade, o mesmo que armazenar células-tronco. As pessoas usam esse termo “congelamento” porque uma das condições para manter a qualidade dessas células é guardá-las numa câmera com temperaturas baixíssimas.

Isso não significa que seja possível congelar as células-tronco em casa. Inclusive, essa é uma dúvida supercomum sobre o armazenamento de células-tronco dos dentinhos de leite. Algumas pessoas acreditam que congelando o dentinho em casa as células se mantêm intactas. Mas isso não é verdade, como você pode saber mais neste texto aqui.

E o que exatamente precisa ser preservado nesse congelamento das células-tronco são as capacidades especiais dela. Ou seja, a de se multiplicarem e a de se diferenciarem em outros tipos de células. As células-tronco encontradas nos dentinhos de leite, por exemplo, podem dar origem a células dos tecidos dos músculos, nervoso, adiposo, dos ossos, da pele, da cartilagem e do tecido cardíaco.

Por que o congelamento protege a saúde das crianças?

O congelamento de células-tronco do dente de leite é uma esperança para diversas famílias. Entenda por que elas podem proteger a saúde dos pequenos:

  • Oferece acesso a terapias e a tratamentos inovadores

A medicina regenerativa avança a passos largos e vemos, constantemente, os resultados promissores de testes e ensaios clínicos da área. Alguns tratamentos, como os feitos com células-tronco coletadas do dentinho de leite, já apresentam essa realidade. Veja aqui 5 terapias já realizadas com sucesso a partir de células-tronco.

  • É uma segurança extra

Ter essas células tão especiais armazenadas agora pode ser uma tranquilidade lá na frente. Afinal, caso seja necessário, é preciso que elas já tenham sido multiplicadas, testadas e armazenadas para então serem disponibilizadas para uso.

  • Pode proporcionar mais qualidade de vida

Muitas doenças ainda não têm cura, mas o uso de células-tronco nos tratamentos pode trazer mais qualidade de vida às crianças. Um dos exemplos em que podemos ver isso é a aplicação das células-tronco do dentinho de leite na reconstrução óssea de fissura labiopalatina. O resultado desse estudo clínico mostra uma diminuição no número de cirurgias que a criança precisa fazer e a melhora no dia a dia dela.

  • Diminui os riscos de rejeição pelo organismo

Quando utilizadas as células-tronco do próprio doador (coletadas do dentinho de leite, por exemplo) as chances de o corpo rejeitar o tratamento são muito menores.

  • Possibilita estudos em diversas áreas da medicina

As pesquisas e os estudos clínicos com essas células tentam não apenas desvendar novas formas de tratamentos, mas também de cura. A doença de Alzheimer e o autismo são duas delas. Neste portal, você pode acompanhar os avanços na medicina regenerativa no Brasil no mundo.

Onde posso fazer o congelamento de células-tronco do dentinho?

É claro que guardar um tesouro como essas células é uma super responsabilidade. Por isso, antes de armazená-las é preciso fazer uma boa busca, não é mesmo?

A R•Crio é o único laboratório aqui no Brasil especializado no armazenamento de células-tronco do dente. Nossos processos são exclusivos e patenteados, assim como reconhecidos por órgãos como a Associação Brasileira de Odontologia e a NASA.

Cuidamos do tesouro de muitas famílias por aqui e sempre com muito carinho e dedicação.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o nosso laboratório e nossos planos de armazenamento!