Muitas famílias ainda não sabem, mas o dente de leite é também um órgão do nosso corpo. Mesmo que seja um órgão momentâneo, muitas vezes não há o devido cuidado com o dentinho, o que pode causar problemas de dentição e até inflamações. Nesse texto nós vamos explicar como você deve tirar o dente de leite da maneira correta e, se decidir fazer isso em casa, quais cuidados você deve tomar.

Como tirar o dente de leite da maneira certa?

A melhor maneira de “tirar” o dente de leite é com o odontopediatra. Isso porque é o dentista quem deve avaliar a dentição e fazer um planejamento ortodôntico para a criança desenvolver sua dentição da melhor maneira. O odontopediatra também pode avaliar a presença e o desenvolvimento do dente permanente. Isso é muito importante, pois, quando a criança fica sem um dente na boca por muito tempo, pode acontecer dos dentes adjacentes se movimentarem e depois não ter espaço para o dente permanente aparecer no local onde tinha espaço.

Os papais e mamães que têm pequenos nessa fase de troca de dentição também devem aproveitar para guardar as células-tronco que estão dentro do dentinho de leite. A coleta é feita nos odontopediatras, e só com um dente de leite é possível preservar as células das crianças. Assim elas podem crescer com mais uma forma de prevenção com a saúde. Você pode ler mais sobre isso aqui.

como tirar dente de leite

Quais cuidados devemos ter quando “tirar” o dente em casa?

Apesar da recomendação profissional, sabemos que é difícil fazer os pequenos pararem de balançar o dentinho com a língua. Todo mundo fez isso, né? Muitos papais e mamães aproveitam para tirar o dente dos pequenos em casa, geralmente quando já estão bem molinhos. Não tem problema nenhum, porém alguns cuidados pensando no bem-estar da criança devem ser tomados. E, infelizmente, quando o dente cai em casa, ele não pode ser coletado para guardar as células-tronco.

1. Ficou com dúvidas? Consulte o odontopediatra!

Essa é a dica de ouro e achamos melhor começar com ela. Se você tiver qualquer dúvida quanto a extração do dente de leite em casa, consulte o dentista de seu filho. Pode ser que o dentinho não esteja tão mole, ele esteja sentindo bastante dor, que haja sangramento por mais tempo do que o normal, a polpa dentária pode ficar exposta, pode sair somente uma parte do dentinho, enfim, pode acontecer bastante coisa. É normal tirar dentinho de leite em casa, e esses probleminhas são mesmo incomuns, mas acontecem. Confie na opinião do dentista.

2. Use uma gaze ou algodão.

Se o dente ainda não estiver muito mole, pode ser que tenha que fazer um pouquinho de esforço. Lembre-se que o dentinho é um órgão, e que depois de extrair vai ficar um buraquinho. Use a gaze e movimente o dentinho levemente para frente e para trás. E quando sair o dentinho, use uma gaze limpa ou um algodão para estancar o sangramento.

3. Higienize sua mão e a boca da criança.

Além da gaze ou do algodão, lembre-se de higienizar suas mãos antes de amolecer o dentinho. Um outro ponto importante é higienizar a boca com um enxaguante bucal antes de fazer a extração em casa.

4. Não tenha pressa.

Se você tentou tirar o dente de leite em casa e não está dando certo, aguarde mais alguns dias. Primeiramente, nunca force a extração e, se você tiver qualquer insegurança, consulte o dentista o quanto antes! Como falamos anteriormente, pode ser que o dente permanente não esteja pronto para aparecer, e tirar o dente de leite antes da hora pode fazer com que fique por muito tempo um espaço na boca da criança, fazendo com que os dentes do lado se movimentem e o permanente não tenha espaço para aparecer depois.

5. Tranquilize o pequeno.

O papai tem medo de sangue? Não ponha ele para fazer a extração! 😅 Brincadeiras à parte, mas busque transmitir segurança para a criança. As vezes a gente faz caras e bocas e nem percebe, e também as vezes podemos errar e causar dor. Uma opção também é distrair, colocar um programa na TV ou contar uma história. Pode até ser uma história da Fada do Dente ou mesmo de você quando trocou os dentinhos de leite.

6. Fuja de métodos antigos.

Amarrar o dentinho na porta ou pedir para a criança morder um objeto duro não é uma boa opção. Pode dar errado, causar sangramento e assustar a criança. Lembre da nossa dica de não ter pressa. O dentinho vai amolecer e pode ser que caia naturalmente. Colocar uma força a mais pode fazer ele cair antes da hora e prejudicar a dentição.

7. Evite alimentar o pequeno depois da coleta.

Isso ajuda na cicatrização e poupa a criança de dor. É recomendado pelo menos aguardar 30 minutos após tirar o dentinho de leite. Entretanto, um alimento geladinho e bem molinho, como um sorvete ou Danoninho, pode ajudar na dor depois da extração. E depois, quando for dar um alimento normal, repare se o sangramento parou e se a área está menos inflamada.

Dentinho de leite mole? Oportunidade para armazenar!

Poucas famílias sabem que com só um dentinho de leite é possível guardar células-tronco das crianças. Essas células são as células “curingas” do corpo, capazes de formar novas células, de acordo com a necessidade. E é muito interessante que elas têm a mesma idade com que foram coletadas. Dessa forma, quando coletar o dentinho de leite com 6 anos de idade, as crianças poderão crescer com células-tronco jovens para formar novos tipos de células também jovens.

E qual a vantagem?

É muito simples. Quanto mais jovem as células do corpo, melhor sua capacidade para recuperar uma lesão. Por exemplo, o corpo de uma criança se recupera muito mais rápido de uma fratura do que o corpo de uma senhora idosa. Portanto, armazenar as células-tronco das crianças é uma forma delas sempre terem acesso à juventude e a todo vigor que só a infância oferece!

Células-tronco na saúde.

Quando armazenadas corretamente, as células-tronco podem ser guardadas por décadas, suficiente para seu filho ter elas por toda a vida! Então, se algum dia o corpo do seu filho precisar de uma “forcinha” a mais, como uma ajuda para regenerar o músculo cardíaco, uma lesão de cartilagem, ou mesmo um tratamento estético, é muito provável que as células-tronco armazenadas durante a infância dele sejam capazes de ajudar. Interessante, né?

Clique aqui do lado direito no botão do Whatsapp e fale com a gente para entender melhor.

E continue seguindo a gente para ler mais textos sobre cuidados com dentinhos de leite e sobre saúde com células-tronco. Até a próxima! 😉