A coleta e armazenamento de células-tronco já é um processo popularizado ao redor do mundo todo, garantindo que famílias armazenem células-tronco de diferentes fontes de coleta. Na área de atuação da R-Crio existem alguns conceitos distintos de laboratórios, como os Centros de Criogenia ou Biobancos, habilitados para somente armazenar as células-tronco em nitrogênio líquido. Também existem os Centros de Processamento Celular, como a R-Crio, locais habilitados para armazenar mas também para preparar as células-tronco para terapias. Hoje vamos falar do terceiro agente importante para a realização das terapias celulares. São os Centros de Terapia Celular, locais habilitados para receber as células-tronco processadas e realizar terapias. Conheça hoje algumas clínicas de terapia celular pelo mundo.

Centro de Processamento Celular (CPC) x Centro de Terapia Celular (CTC).

Antes de começarmos, é importante explicarmos essa diferença de conceito. O Centro de Processamento Celular (CPC) é a R-Crio: um local especializado para multiplicar as células, transportar e transformar as células-tronco para o tratamento. É como se fosse uma “fábrica” que transforma a matéria-prima para ser usada. Já o Centro de Terapia Celular é o local habilitado para realizar o tratamento com as células-tronco. Esse local deve ter a autorização para receber as células, e também um profissional qualificado para realizar o tratamento.

Terapias Avançadas pelo mundo.

Lembra que em outros textos falamos sobre as terapias avançadas? Elas são as terapias gênicas, terapias celulares avançadas e as terapias para engenharia de tecidos. Além do Brasil, essas terapias são aprovadas em diversos outros locais do mundo, como EUA, Japão, Canadá, Coréia do Sul, e alguns países da Europa. Também são realizadas terapias celulares em países como China, Tailândia, Costa Rica, entre outros, mas, nesses casos, os órgãos de vigilância sanitária não possuem a seriedade como em países mais desenvolvidos.

O Brasil está no mesmo patamar que os países desenvolvidos. A Anvisa aprovou o registro de produtos de terapias avançadas no Brasil, baseando-se nas regras do FDA, EMA, e PMDA, órgãos sanitários dos Estados Unidos, Europa e Japão, respectivamente. Isso deve ser motivo de comemoração, pois hoje estamos usando os mesmos parâmetros de países que realizam terapias com células-tronco com frequência.

Além das terapias aprovadas, o mundo hoje (20/12/21) possui 8819 ensaios clínicos com utilização de células-tronco em andamento. O site Clinical Trials, principal plataforma de registro de ensaios clínicos no mundo, destaca as regiões:

ensaios clínicos células-tronco mundo

Clínicas de terapia com células-tronco.

Não é difícil encontrar clínicas que fazem terapias com células-tronco na internet. Muitas delas também são centros de pesquisa e desenvolvimento, além de laboratórios de criopreservação. É interessante ver como essas clínicas de terapias com células-tronco divulgam com naturalidade os procedimentos. Para muita gente aqui no Brasil é comum ainda ter desconfiança no uso de células-tronco, mas, em outros países, isso já é institucionalizado e natural para muitos médicos.

Clínicas de Terapia com Células-tronco

NORTHERN CALIFORNIA STEM CELL TREATMENT CENTER (EUA – Redding, Califórnia)

O Dr. Robert Ghelfi e sua esposa Marilee fundaram a clínica em 2015. O site da clínica explica que a motivação do doutor foi buscar a cura de doenças crônicas e muitas vezes debilitantes em seus pacientes. Com isso, ele encontrou no uso de células-tronco do próprio paciente grande promessa de cura para essas condições.

A clínica trabalha com tratamento para condições ortopédicas, dores na coluna, tratamento de feridas, doenças autoimunes, condições neurológicas e condições pulmonares. A clínica divulga que já realizou mais de 400 tratamentos em cinco anos.

https://reddingstemcell.com/

Clínicas de Terapia com Células-tronco

ANOVA IRM STEM CELL CENTER (Alemanha, Frankfurt)

A ANOVA tem uma posição de destaque na Alemanha, uma vez que a clínica oferece terapias celulares inovadoras. Um tratamento de destaque da clínica é o “Secretome”. Segundo a clínica, esse termo inclui o uso de exossomos (já falamos deles aqui no blog) e outros fatores secretados pelas células, como citocinas e fatores de crescimento.

A Secretome-Exossomes Therapy é utilizada pela clínica para tratar doenças inflamatórias crônicas, desordens neurológicas (Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica), Osteoartrite, Artrite Reumatoide, Disfunção Erétil (impotência) e Envelhecimento.

https://anova-irm.com/en

Clínicas de Terapia com Células-tronco

TRUSTEM CELL THERAPY (EUA – Lake Forest, Illinois)

Esse centro de terapia com células-tronco possui laboratório, salas de exames e centro cirúrgico. Tratam pacientes com doenças e condições, como: esclerose múltipla, Alzheimer, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Osteoartrite, Terapia pós-derrame, doença de Parkinson, Artrite Reumatoide, Diabetes Tipo 2, Cura de Feridas, Isquemia Crítica dos Membros e doenças inflamatórias intestinais.

A clínica destaca alguns diferenciais, divulgando seu serviço como um dos melhores dos Estados Unidos. Entre os pontos destacados, eles comentam que todos tratamentos possuem segurança e eficácia, comprovados por meio dos ensaios clínicos. São processos relacionados a manipulação e transformação das células que fazem a clínica ter destaque.

https://trustemcell.com/

Clínicas de Terapia com Células-tronco

STEM CELL REJUVENETION CENTER (EUA – Phoenix, Arizona)

A clínica afirma ter mais de 30 anos de conhecimento empregado em pesquisas e estudos com células-tronco. Eles utilizam células-tronco somente processadas dentro do Estados Unidos, e todos procedimentos são realizados no próprio local da clínica de terapia com células-tronco. Além das células-tronco, eles trabalham também com procedimentos com PRP (Plasma Rico em Plaquetas), considerada uma terapia celular convencional (entenda aqui).

A clínica faz tratamento para problemas de cartilagem (joelho, ombro, quadril), condições artríticas, ligamentos rompidos e lesões relacionadas a esporte. A clínica diz já ter tratado mais de 2.000 pacientes. Podemos ver, nesse caso, o foco da terapia celular na medicina do esporte. Já falamos do grande potencial das células-tronco para esses casos. Veja aqui.

https://the-stem-cell-center.com/

Clínicas de Terapia com Células-tronco

ILAYA STEM CELL TREATMENT (Espanha, Valencia / Ucrânia, Kiev).

A clínica localizada em dois países distintos possui tratamentos anti-envelhecimento, cirrose, artrite, diabetes tipo 2, e também o uso em cirurgias plásticas. A ILAYA apresenta em seu site o comprometimento com a pesquisa e desenvolvimento, garantindo a segurança de seus tratamentos por meio de ensaios clínicos próprios da empresa.

Outro ponto é que a clínica possui um programa para realizar a terapia celular. Eles realizam uma primeira consulta de avaliação médica e de documentos. Depois, fazem um plano de tratamento personalizado, já planejando a visita na clínica. O terceiro passo é o tratamento, quando o paciente visita a clínica 2 ou 3 dias para receber a infusão de células-tronco. Por fim, há o acompanhamento  do paciente após 3, 6, 9 e 12 meses do tratamento, além de levar para casa recomendações dos médicos da clínica.

https://cells.ilaya.com/

Tratamento com células-tronco no Brasil.

Apesar de já termos a regulamentação para tratamentos com células-tronco no Brasil, ainda nenhuma terapia celular avançada está aprovada no país. Entretanto, podemos vislumbrar os tratamentos destacados acima para serem utilizados também no Brasil, uma vez que a Anvisa se baseou nas regras do FDA e no EMA para o registro de terapias com células-tronco no Brasil. Por esse motivo, terapias aprovadas nos Estados Unidos e Europa podem ter mais facilidade para serem aprovadas dentro do Brasil também.

Mas as possibilidades não param aí. Mesmo sem terapias aprovadas para comercialização, existem diversos ensaios clínicos sendo realizados no Brasil. Vale lembrar que o Brasil é destaque em promoção de saúde e ciência no mundo, e que nossas Universidades possuem grande potencial para o desenvolvimento de terapias celulares. No momento em que escrevemos esse texto existiam 124 estudos clínicos com células-tronco sendo realizados no Brasil registrados no site Clinical Trials. Esses estudos já estão em etapas avançadas.

ensaios clínicos células-tronco

Centros de Pesquisa com Células-tronco recrutando pacientes no Brasil.

Como falamos, ainda não há terapia aprovada no Brasil para comercialização por clínicas. Porém, há a possibilidade de pessoas interessadas nos tratamentos de participarem de ensaios clínicos. O site Clinical Trials, principal plataforma de registro de ensaios clínicos no mundo, destaca as pesquisas brasileiras com células-tronco que estão recrutando voluntários. Algumas delas são:

Instituição: Universidade de São Paulo (USP).
Local: São Paulo, SP.
Condição: Injúrias no Tendão.

Instituição: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA.
Local: Porto Alegre, RS.
Condição: Leucemia, Linfoma, Fadiga.

Instituição: Hospital Israelita Albert Einstein
Local: São Paulo, SP
Condição: Infecção Viral, Doença do Enxerto contra Hospedeiro.

Instituição: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes Da Silva – Inca
Local: Rio de Janeiro, RJ.
Condição: Doença do Enxerto contra Hospedeiro.

Instituição: Hospital São Rafael S.A. – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino
Local: Salvador, BA.
Condição: Covid19.

Instituição: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Local: São Paulo, SP.
Condição: Neuroblastoma.

As portas da medicina regenerativa abertas para você!

Viu quanta coisa está acontecendo no Brasil e no mundo? As clínicas de terapia com células-tronco estão olhando para tratamentos inovadores de doenças e condições que não possuem cura. Entretanto, essas doenças estão presentes em grande parte da população, e necessitam de uma abordagem de tratamento o quanto antes.

O armazenamento de células-tronco permite que o paciente tenha a matéria-prima para utilizar em tratamentos quando precisar. Falamos em outro texto que os tratamentos com células-tronco já vão além dos tratamentos para doenças graves. Hoje já englobam condições comuns da vida, e por isso a medicina tem cada vez mais certeza que todos vão se beneficiar do armazenamento e criopreservação.

Esperamos que o texto de hoje tenha ajudado a entender as perspectivas das terapias no Brasil, uma vez que estamos caminhando lado a lado com países sérios e pioneiros no tratamento com células-tronco. Obrigado por ler até aqui. Até um próximo texto!


Summary
Article Name
Clínicas de Terapia com Células-tronco
Description
Diversos locais no mundo já possuem clínicas de terapia com células-tronco. Veja nesse texto os locais e os tratamentos oferecidos por essas clínicas.
Author
Publisher Name
R-Crio Células-tronco