Ontem foi domingo de Páscoa, data tão especial e esperada pelas crianças do mundo todo. Independentemente de religião, a Páscoa é uma data amplamente comemorada pelos pequenos por toda magia e tradição da data. Falando em tradição, não podemos falar em Páscoa sem pensar em chocolate! O alimento é o mais tradicional da ocasião, e amplamente comercializado e esperado pelas crianças e adultos na Páscoa. Então, aproveitando o dia de hoje que você está com a casa recheada de chocolate, vamos destacar os principais efeitos do chocolate na saúde dos dentes e de nosso corpo todo! Segue com a gente.

Como o chocolate virou tradição na Páscoa?

Devemos agradecer aos franceses! Segundo o site do Brasil Escola, foram os confeiteiros franceses no Século XVIII que lançaram os primeiros ovos de chocolate na Páscoa. Entretanto, em algumas culturas, principalmente religiões cristãs e pagãs, os ovos de Páscoa eram decorados com pinturas e enfeites, mas foi na França que eles foram popularizados com recheio de chocolate.

No Século XVIII houve uma vasta popularização do cacau na Europa, porém só no Século XIX foi introduzido de forma comercial e industrializada. No Brasil foi mais tardio. Somente no Século XX o ovo de Páscoa se popularizou. Segundo o professor da história Rainer Sousa, do Instituto Federal em Goiás (IFG), a sociedade ainda escravocrata e a percepção de infância atrasou a chegada da tradição no país. Ele comenta que a Páscoa e os ovos de chocolate são lúdicos, portanto era difícil serem populares numa sociedade que ainda considerava as crianças como “pequenos-adultos”. Hoje, cerca de 75% dos brasileiros consomem chocolate, segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB).

efeito do chocolate na saúde

Chocolate na saúde dos dentes.

A primeira coisa que associamos com o consumo de chocolate é a cárie. Está correto. O Blog da Empresa Condor comenta que é importante consumir chocolate moderadamente, e escovar os dentes após 15 minutos da ingestão do doce.

O dentista Johnathan Marcondes afirma que os chocolates também estimulam a sensibilidade dos dentes por esse motivo. A sensibilidade é sinal de desgaste do esmalte dentário, fazendo com que a polpa e a dentina do dente fiquem expostas.

Chocolate amargo dá menos cárie.

Por outro lado, a escolha do chocolate pode influenciar na saúde bucal também. Ele afirma para o Blog Sorrisologia que o chocolate amargo faz menos mal aos dentes por conter menos açúcar e outros ingredientes que produzem o ácido que causa a cárie. Ele diz também que os chocolates sem recheio são mais benéficos pois não grudam tanto nos dentes e facilitam a higienização. Em contra partida, o chocolate branco é o mais danoso por possuir mais açúcar.

Comer chocolate não está diretamente relacionado à cárie.

O doutor também explica que o chocolate não está diretamente associado ao aparecimento da cárie, mas sim a falta de higiene bucal e o consumo excessivo do doce. Nesse contexto, comer pouco chocolate também pode fazer mal, uma vez que não haja higiene bucal correta após o consumo.

Cacau pode ajudar na saúde dos dentes.

Por outro lado, há estudos apontando evidências de que a manteiga de cacau pode ajudar na saúde dos dentes. Ela poderia revestir os dentes e ajudar a protegê-los contra a formação de placa bacteriana. Além disso, o chocolate é rico em proteínas, cálcio, fosfato e outros nutrientes que ajudam na saúde dos dentes.

Uma pesquisa da Universidade de Osaka, no Japão, aborda que a casca do grão de cacau tem efeito antibacteriano e pode ajudar a prevenir a formação de placa bacteriana. Em um grupo de ratinhos, os pesquisadores acrescentaram extrato de casca de cacau na água. Um outro grupo de ratos foi exposto à uma bactéria causadora da placa e cárie dentária. Depois de três meses com a mesma dieta em ambos os grupos, os ratos que tinham sido expostos à bactéria desenvolveram, em média, 14 cavidades nos dentes, enquanto os que bebiam da água com extrato da casca de cacau desenvolveram uma média de 6.

Quais efeitos do chocolate na saúde?

Mas não é só na saúde bucal que o chocolate pode ter benefícios e malefícios. Falamos em nosso blog sobre a necessidade de alimentação inteligente para uma vida mais longeva, e até mesmo já entrevistamos um especialista sobre Obesidade Infantil. É fato que o consumo excessivo de alimentos, seja qual for, pode facilmente influenciar negativamente na saúde, porém, com um consumo inteligente e controlado, muitos desses alimentos podem ter efeitos benéficos para a saúde.

O chocolate pode influenciar nossa saúde de muitas maneiras, inclusive em relação à doenças graves e bastante comuns no Brasil.

Chocolate na Saúde Cerebral.

A Universidade John Hopkins, nos EUA, descobriu que o chocolate amargo auxilia na redução de danos cerebrais após um AVC. Ele possui um composto chamado epicatequina, capaz de proteger as células nervosas. Os testes foram feitos em ratos e a equipe espera que testes possam ser realizados em humanos em breve, conforme divulgado pelo Blog Eurofarma. Em adição, o Blog Tua Saúde comenta que o chocolate pode melhorar a função cerebral e estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos por conta da teobromina, semelhante à cafeína.

Chocolate na Saúde do Coração.

A versão amarga do chocolate também possui mais flavonóis, substância que pode estimular o endotélio (revestimento das artérias) a produzir o óxido nítrico. Isso faz com que as artérias fiquem mais relaxadas, fazendo com que reduza a resistência ao fluxo sanguíneo e melhorando a pressão arterial. Outros estudos apontam que o pó de cacau diminui significativamente o Colesterol LDL (colesterol ruim).

Efeitos do chocolate no bem-estar e saúde mental.

Pesquisas já afirmam que o chocolate tem efeito benéfico na saúde mental. Ele está associado à produção de substâncias responsáveis pelo bem-estar, como a endorfina e dopamina, conhecidas como “hormônios do prazer”.

Em um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA, foi constatado que comer alimentos por prazer pode aliviar dores, funcionando como um analgésico natural. O estudo também foi realizado somente em ratinhos, mas os pesquisadores acreditam que haja o mesmo efeito em seres humanos.

Chocolate na Beleza e Emagrecimento.

O chocolate pode ajudar a reduzir a fome, ajudando também no emagrecimento. O chocolate amargo possui antioxidantes que interferem na produção de um hormônio relacionado à fome e saciedade. Mas, para emagrecer comendo chocolate, você deve ter atenção especial em outros fatores, como a quantidade de consumo, alimentação e atividades físicas. Especialistas recomendam que haja o consumo de só 1 quadradinho de chocolate por dia, principalmente após o café da manhã ou almoço. O ideal é utilizar o chocolate como sobremesa de uma refeição principal com salada, pois as fibras dos legumes fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente.

Muito cacau é utilizado em produtos de beleza também. Os flavonoides e o efeito antioxidante do chocolate ajudam a proteger o corpo dos radicais livres, além de serem ricos em vitaminas e minerais úteis para a saúde da pele.

Consumo de chocolate na gravidez.

Na gravidez, o chocolate pode ser benéfico para a mãe a criança também. Isso foi avaliado em um estudo na Universidade de Yale, nos EUA, quando descobriu-se que o composto teobromina ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia (um diagnóstico de hipertensão arterial ou de agravamento da pressão) em mulheres grávidas. Os estudos apontaram que mulheres que consomem o chocolate até 5 vezes por semana tem 40% menos chances de desenvolver o problema em relação às mulheres que não consomem o doce.

Saúde dos dentes em dia? Faça sua coleta de células-tronco!

Agora o Coelhinho da Páscoa não é mais o protagonista, e sim a Fada do Dente!

Nos dentes de leite das crianças há células-tronco, material rico e saudável que pode ser congelado para mais formas de saúde por toda a vida! E olha só: não são só crianças e recém-nascidos que podem guardar células-tronco. Adultos possuem células-tronco no dente do siso e até mesmo no céu da boca, podendo também fazer a coleta e congelar essas células no laboratório da R-Crio.

Células-tronco são células coringas do nosso corpo. A principal função delas é formar novas células do corpo, de acordo com a necessidade do organismo. Elas estão presentes nos dentes e no céu da boca formam diversos tipos de células, como células de osso, cartilagem, vasos sanguíneos, músculos, gordura, pele, células produtoras de insulina, células do coração, fígado, entre muitos outros tipos. Por isso, ter essas células guardadas significa que você terá uma “peça de reposição” de seu corpo para o resto da vida! 

Mas para coletar é importante que a saúde bucal esteja em dia, sem cáries nem restaurações no dente escolhido. Se tudo estiver certinho, o dentista fará a coleta de só um dente e enviará para a R-Crio cuidar com todo carinho desse tesouro precioso! Quer saber mais sobre isso? Preencha o formulário abaixo para receber mais informações em seu e-mail.

Até um próximo texto!


Fonte das informações:
  • Brasil Escola – https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-sentido-pascoa-chocolate-nosso-cada-dia-nos-dai-hoje.htm
  • Jornal O Povo – https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2018/03/entenda-como-surgiu-a-tradicao-dos-ovos-de-pascoa.html
  • Blog Condor – https://condor.ind.br/blog/higiene-bucal/sabia-que-chocolate-pode-auxiliar-na-saude-dos-dentes.html#:~:text=O%20cacau%2C%20mat%C3%A9ria%2Dprima%20do,proteger%20o%20esmalte%20dos%20dentes.
  • Blog Surya Dental – https://blog.suryadental.com.br/chocolate-x-saude-bucal-vilao-ou-mocinho/
  • Blog Tua Saúde – https://www.tuasaude.com/beneficios-do-chocolate/
  • Blog Eurofarma – https://eurofarma.com.br/artigos/beneficios-do-chocolate
Summary
Chocolate na saúde dos dentes: saiba tudo sobre!
Article Name
Chocolate na saúde dos dentes: saiba tudo sobre!
Description
O chocolate tem grande influência na saúde dos dentes e do corpo todo! Entenda os benefícios e malefícios do consumo do doce para sua saúde.
Author
Publisher Name
R-Crio Células-tronco