Armazenar células-tronco é uma das formas mais modernas e conscientes de prevenção com a saúde. Isso porque, com medicamentos cada vez mais tecnológicos e mais informação sobre saúde, passamos a viver mais, muito mais, do que nossos antepassados. Mas o corpo não está acostumado a tantos anos de vida, e naturalmente nossas células envelhecem e passam a não funcionar corretamente. Nossos neurônios não se comunicam bem, nossos ossos ficam mais fracos, e nossa pele fica mais flácida. Para esses e muitos outros exemplos, as células-tronco podem ser uma peça de reposição do corpo: elas ajudam as células envelhecidas a se regenerarem, ou mesmo as células-tronco se transformam em novas células e substituem aquelas que não estão funcionando direito. Hoje vamos focar nas células-tronco para tratamentos estéticos, e apresentar como elas podem ajudar também em condições comuns da vida.

O poder das células-tronco.

As células-tronco têm duas funções principais em nosso organismo: induzir a regeneração das células e controlar a inflamação do organismo. As células-tronco enviam sinais químicos para as células-tronco vizinhas estimulando essas células a se transformarem em determinado tipo de célula. Além disso, ela prepara o ambiente para um melhor processo regenerativo, controlando a inflamação. A cicatriz, por exemplo, é um ferimento onde houve processo inflamatório e a regeneração não aconteceu corretamente. Nesse caso, há uma cicatrização, não regeneração propriamente dita. Clica aqui e veja nossa entrevista com um cirurgião plástico especialista no uso de células-tronco.

células-tronco inflamação

Células-tronco para tratamentos estéticos.

Na estética, o pensamento é o mesmo. As células podem ser usadas para estimular a produção de colágeno, como muitos outros compostos fazem, só que de forma química. A vantagem das células-tronco é que o medicamento é natural, inclusive do próprio paciente. A Dra. Andrea Dorofeeff, em entrevista para a Revista Encontro, explica que elas têm o potencial de transformar os tecidos da pele, provocando um rejuvenescimento.

Segundo a doutora, as células-tronco mesenquimais (tecido adiposo, polpa dos dentes, céu da boca) possuem um ótimo efeito no clareamento de cicatrizes e podem até corrigir afundamentos de musculatura causados por cirurgias, por exemplo. Podem ser usadas para rejuvenescimento íntimo, reconstrução da mama, e até mesmo calvície.

Tratamentos aprovados com células-tronco para estética.

No Brasil ainda não são comuns as terapias celulares avançadas (entenda aqui o que são), mas em outras partes do mundo sim. Na Coréia do Sul, por exemplo, há dois tratamentos com células-tronco para queimaduras de segundo grau: o Keloderm, da empresa Tego Sciences, e o KeraHeal, da Biosolutions. Também na Coréia do Sul, há um tratamento chamado CureSkin, oferecido pela empresa S. Biomedics, para cicatrizes causadas por acnes.

Nos Estados Unidos também existe um tratamento com células-tronco desde 2011 para a estética. O tratamento é chamado de LaViv (Azficel-T), da Fibrocell Technologies. O tratamento é para rugas nasolabiais moderadas até severas. Nesse sentido, na Coréia do Sul também há um tratamento para rugas embaixo dos olhos. É o tratamento Rosmir, também da Tego Science.

Células-tronco: muito mais que prevenção.

coleta de células-tronco

O armazenamento de células-tronco vai além da prevenção. São tantas perspectivas de uso na saúde, mesmo entre condições comuns da vida adulta, que hoje se acredita que todos irão utilizar as células armazenadas em algum momento. Há alguns anos, era comum as pessoas armazenarem com a mentalidade do “vai que eu precise um dia”. Hoje isso mudou.

As células-tronco podem ser utilizadas em tratamentos para doenças complexas, como Alzheimer ou AVC. Mas também, podem ser utilizadas para vascularizar tecidos do corpo, como a pele, melhorando a aparência e qualidade das células no local.

Por isso, busque armazenar suas células-tronco o quanto antes para mais oportunidades de acesso a saúde! Lembre-se de que as células-tronco coletadas possuem a mesma idade que nós, portanto sempre melhor coletar o quanto antes. As crianças possuem uma oportunidade incrível, pois no dentinho de leite já existem células-tronco saudáveis para serem utilizadas na saúde.

Continue lendo outros textos de nosso blog para saber mais! Até um próximo texto!


Summary
Article Name
Células-tronco para Tratamentos Estéticos: o que esperar?
Description
Entenda o papel das células-tronco para tratamentos estéticos e como esse medicamento natural de nosso organismo pode ajudar em outras áreas da saúde.
Author
Publisher Name
R-Crio Células-tronco