Quem não quer uma vida com mais qualidade, certo? Com a rotina do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de cuidar de nós mesmos e pararmos um tempinho para dedicarmos toda atenção à nós mesmos. É muito comum nossa atenção estar sempre focada nos filhos, família, emprego, e muito esquecemos de que olharmos para nossa própria qualidade de vida. Acontece que com o tempo isso pode nos prejudicar e, assim como o armazenamento de células-tronco, olhar para a qualidade de vida é um investimento para nossa saúde. Nesse texto vamos entender o porque disso, e apresentar 8 segredos para mais qualidade de vida!

Importância da qualidade de vida na saúde

A qualidade de vida é mais importante do que muita gente pensa. O meio em que estamos inseridos pode ter influência direta em nossa saúde. Isso porque existem genes dentro de nosso corpo que podem ser expressados de acordo com o meio ambiente. O Portal Minha Vida explica, em entrevista com o Dr. Ciro Martinhago, que as doenças hereditárias não são uma sentença em nossa vida. Podemos evitar que elas se expressem controlando nossas vidas e nossos hábitos.

Ainda de acordo com a entrevista do Dr. Martinhago, a medicina genômica considera dois tipos de doenças hereditárias: as monogênicas e as poligênicas. As monogênicas, como o nome já diz, são influenciadas por mutações em um único gene. São doenças como a fibrose cística, anemia falciforme, distrofia muscular de Duchenne e muitas outras. Já as doenças poligênicas são influenciadas por alterações em diversos genes. São chamadas também de doenças multifatoriais, pois são influenciadas por fatores ambientais e estilo de vida. Entre elas estão a diabetes, alguns cânceres, hipertensão arterial e obesidade.

Portanto, as doenças mais comuns do Século XXI, e que estão levantando um alerta para os médicos. Isso porque essas doenças estão cada vez mais presentes na sociedade, seja por conta do envelhecimento, ou por conta dos novos hábitos da população.

8 segredos para mais qualidade de vida

Chegando no tópico principal de nosso texto, vamos ver algumas dicas para você garantir mais qualidade de vida, e transformar seus hábitos para prevenir o aparecimento de doenças, sejam elas genéticas ou não.

Para dar dicas mais valiosas de segredos para mais qualidade de vida, fizemos uma pesquisa em diversas línguas para encontrar dicas que ninguém comenta, mas que podem ajudar – e muito – a melhorar nossa vida. Assim, encontramos no site Medium uma publicação que achamos interessante traduzir para vocês criada pela usuária Sinem Gunel. Vamos lá!

LIVRE-SE DE TUDO QUE NÃO SERVE MAIS PARA VOCÊ

Esse é um conceito minimalista, mas não precisa ser ao extremo. Já reparou como uma casa bagunçada torna o ambiente mais pesado? Tente não se apegar demais com nada e manter perto de você só o que importa para sua vida.

Você conhece aquela regra de “não usei no último ano, então tchau!”?

Essa regra ajuda muita gente a se livrar do que não precisa, inclusive ter mais consciência do que comprar e quando comprar. Inclusive, pode ajudar a guardar um dinheiro a mais no final do mês. Para fazer uma limpeza em suas coisas, comece no armário, em seu quarto, e em sua cozinha. Veja os itens que podem ser doados, e inclusive ajudar alguma família que pode ter mais necessidade que você. Temos certeza que você ficará aliviado no final do processo, e não sentirá falta de nada que foi embora.

qualidade de vida organização

MELHORE A QUALIDADE DE SEU SONO

Dormir mal pode levar ao aparecimento de doenças, já que isso torna nosso sistema imune mais fraco, atrapalha a produtividade e torna mais difícil encontrarmos a felicidade. Uma dica para ter mais qualidade em seu sono é dormir em completa escuridão, diminuir barulhos fechando as janelas e portas e dormir em um quarto fresco. De acordo com pesquisas, a temperatura ideal para dormir é de 20º Celsius.

EVITE O USO DE ELETRÔNICOS ANTES DE DORMIR

Assim como a dica anterior, evitar os eletrônicos vão te ajudar a dormir melhor. Isso porque a luz do celular pode atrapalhar o corpo entender que é o momento de desligar, e ficará mais difícil pegar no sono. Além disso, a ansiedade é uma inimiga do sono, e muito celular pode aumentar nossa ansiedade e dificultar nossa concentração para dormir. Uma dica é deixar o celular de lado pelo menos 15 minutos antes de deitar para dormir.

BEBA MUITA ÁGUA

Nosso corpo é 60% água, e ela está relacionada à diversas funções vitais de nosso organismo. A instituição europeia de hidratação (European Hydration Institute) comenta que o ideal é beber 8,5 copos de água por dia. Além disso, o site Waterlogic aponta que 54,5% das crianças americanas vão para as escolhas desidratadas, o que pode impactar em seu desempenho escolar.

A dica da vez é manter sempre um copo de água por perto, e beber água como se fosse um medicamento. Ou seja, mesmo sem sede, saiba que você tem que beber bastante água. Inclusive, você pode saborizar a água com frutas e tornar a experiência mais agradável.

SE PERMITA TER MAIS LEVEZA MENTAL

Leveza mental pode ser a melhor tradução para o termo em inglês mindfullness. Para mais qualidade de vida, tente manter a cabeça leve, sem preocupação, e inclusive realizar exercícios para isso. Você pode alcançar esse objetivo praticando exercícios, hobbies, meditando e até mesmo orando. São ações que podem levar você para outro lugar, longe dos problemas do dia a dia e de sua rotina.

Se você acha que meditar não é para você, pense bem. Quando estamos nervosos, por exemplo, “contar até três” pode ser um tipo de medicação disfarçada. A dica é tentar fazer isso por alguns minutos, e depois quem sabe chegar até 30 minutos. E se você pensa que isso pode tirar sua produtividade no trabalho está enganado. A mente leve e com mais clareza pode te ajudar a concentrar mais e ser mais produtivo.

PROCURE UMA OPORTUNIDADE A CADA DIA

Lembra daquele filme chamado “Sim, Senhor” estrelado pelo Jim Carrey? É mais ou menos isso que estamos recomendando aqui. Todos os dias podemos ter alguma oportunidade de conhecer uma pessoa nova, interagir com amigos, fazer uma visita agradável aos nossos pais, e muitas outras coisas. Porém, nem sempre temos disposição, e deixamos para depois.

Não deixe para depois. Entenda tudo como uma oportunidade, e se aventure pelos caminhos incertos da vida. Também, muitas vezes não temos a coragem de simplesmente perguntar ou pedir algo que queremos, e acabamos perdendo oportunidades que poderiam mudar nossa vida. Sem perguntar, nunca saberemos a resposta, não é mesmo?

8 segredos para mais qualidade de vida

USE O PODER DA GRATIDÃO

A positividade está relacionada a mais saúde, você sabia? Já publicamos sobre isso em um outro texto, inclusive encontramos a pesquisa que apontou esse fato cientificamente! Levantar de manhã com a clareza do que você é grato em sua vida pode ajudar você a ser mais positivo, e isso pode garantir muito mais qualidade de vida.

O especialista científico em gratidão, Robert Emmons, descobriu em pesquisas que a gratidão melhora nossa saúde mental e física. A dica nesse tópico é pensar pela manhã ou noite em tudo que você é grato, ou mesmo escrever um Diário da Gratidão. Coloque em uma lista tudo que você é grato em sua vida, inclusive sua saúde, alimento e seu lar. Ao fechar o diário, muito provavelmente você estará melhor, e pronto para seguir seu dia com um grande sorriso.

SUBSTITUA SENTIMENTOS RUINS POR APRENDIZAGEM

Naturalmente somos mais inclinados a criticar do que elogiar. Além disso, também é bastante natural que consigamos ver mais erros e problemas em comportamentos de outras pessoas do que de nós mesmos. Para contornar isso, tente ver mais além do problema, e busque sempre olhar para o problema somado à uma solução.

Isso também pode se aplicar ao trabalho e à vida profissional. Dessa forma, antes de chegar com um problema para um colega de trabalho, chegue também propondo uma solução, ou ao menos um caminho a seguir. Também, quando encontrar uma pessoa que está te levando para baixo com negatividade, tente aprender com o comportamento dela. Assim, talvez você possa também fazer uma autoavaliação, e pensar se em outras situações você também não poderia estar sendo desagradável. Com o tempo você ficará mais em paz consigo mesmo, e mais paciente com as outras pessoas.

Saúde e prevenção é com a R-Crio!

A qualidade de vida e longevidade é um dos assuntos principais da R-Crio. Sabe porque?

Nosso serviço de armazenamento de células-tronco é uma das formas também de garantir mais qualidade de vida, seja hoje ou amanhã! Já reparou que está cada vez mais comum vermos pessoas chegando aos 80, 90 anos de idade? O mundo mudou, e por isso estamos vivendo muito mais!

Textos como esse que você acabou de ler está ajudando as pessoas a terem mais consciência sobre saúde e prevenção, assim como temos também mais tecnologia em medicamentos que estão estendendo nossas vidas. Porém, mesmo com mais longevidade, a qualidade de vida não mudou tanto. Idosos estão ainda tendo problemas de saúde com os 60, 70 anos, mas agora estão convivendo com eles por mais tempo.

Portanto, armazenar células-tronco é uma forma de também preservar nossa juventude para essa idade que vai chegar para todo mundo. Congelando as células de nosso corpo, elas ficam com a idade paralisada. Portanto, nossos beneficiários sempre terão a matéria-prima formadora das células de seu organismo preservadas jovens e com saúde.

Gostou? Abaixo temos um formulário para você conhecer mais dicas como essa de nosso texto e também para conhecer nosso trabalho aqui na R-Crio. Fique também à vontade para nos chamar no botãozinho do Whatsapp ao lado. Esperamos ter ajudado com esse texto! Até a próxima!


Summary
Article Name
Segredos para mais qualidade de vida
Description
Conheça 8 segredos para mais qualidade de vida que ninguém comenta, mas que podem ajudar - e muito - sua vida e mudar sua rotina.
Author