Fale Conosco

Dúvidas, críticas e sugestões preencha o formulário abaixo:

Perguntas Frequentes

São células que possuem capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em diversos outros tipos de células, podendo ser de origem embrionária ou adulta. As células-tronco embrionárias possuem a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, e podem gerar um ser humano completo. As células-tronco adultas estão presentes em tecidos adultos, dão origem a tipos específicos de células e têm como principais funções manter a integridade tecidual do organismo e permitir reparação de lesões. Para saber mais, leia nosso eBook: O que são células-tronco e qual sua utilidade nos dias atuais

A diferença entre as células-tronco do sangue do cordão umbilical e do dente de leite são, basicamente, a origem e a função. As do sangue do cordão umbilical são de origem hematopoiética e possuem potencial de tratar doenças do sangue. As do dente de leite são de origem mesenquimal, encontradas em diversos tecidos do corpo e são capazes de produzir células de linhagem óssea, adiposa, cartilaginosa, muscular e neural. Veja mais no eBook “Por que as células-tronco do dente de leite têm mais benefícios?”.

As células-tronco do cordão umbilical e do dente de leite não se substituem, pois possuem características diferentes. Pesquisas apontam que células-tronco do sangue do cordão umbilical possuem capacidade para tratar apenas doenças do sistema sanguíneo ou imune. Já as células-tronco do dente de leite têm potencial de regeneração de músculos, pele, cartilagem, ossos, fígado, dentes, células beta pancreáticas, tecido nervoso, tecido adiposo e tecido cardíaco. Veja mais: (blog “Saiba como e por que preservar células-tronco do dente de leite”).

Trata-se de um modelo de terapia que busca restaurar o funcionamento de tecidos ou órgãos, protegendo sua integridade celular ou substituindo as células danificadas por células sadias. As células-tronco constituem importante fonte para reposição celular, podendo ser transplantadas diretamente para a área lesionada.

O objetivo da R•Crio é aumentar a qualidade de vida das famílias e dessa forma o serviço R•Crio vai além da criopreservação da célula-tronco do dente de leite: no Plano Premium, é realizado a análise genômica, que identifica o perfil genético  individual para esportes, nutrição, saúde e resposta a medicamento. Além disso, você poderá receber informações atualizadas sobre o avanço nas áreas da análise genômica e utilização das células-tronco em terapias celulares. Quanto à utilização da célula-tronco, a R•Crio garante a entrega das células em qualquer centro de tratamento do Brasil, sem custo adicional.

A R•Crio possui patente nacional e internacional requerida em tecnologia de processo de expansão e criopreservação de células-tronco coletadas a partir da polpa do dente de leite.

A R•Crio também oferece um serviço de análise genômica, apresentando, em quatro painéis exclusivos, informações necessárias para direcioná-lo  em relação  às características que podem ser estimuladas ou evitadas, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao seu filho.

A extração deve ser feita apenas por profissionais credenciados e devidamente capacitados pela R•Crio. Isso significa que deve ser feita apenas por Dentistas Licenciados ou Dentistas Credenciados, acompanhados por um representante R•Crio para garantir as condições de qualidade do dente antes e após a extração, até a criopreservação. Há cuidados específicos, relativos à avaliação profissional prévia, exames preliminares, realização da intervenção de acordo com os padrões de qualidade necessários para validação do material, armazenamento e transporte do material de maneira adequada. Em resumo, o material passará pelo processamento, qualificação e congelamento, respeitando os critérios rigorosos R•Crio, complementando e cumprindo os estabelecidos pelos órgãos reguladores específicos (ANVISA).

Em 30 dias úteis, a R•Crio lhe enviará um laudo informando se a qualidade da célula-tronco foi viável para expansão e se após a expansão essa qualidade foi mantida. Caso contrário, a amostra será descartada e poderá ser agendada uma nova coleta ou, se preferir, serão devolvidos 70% do valor pago pelo contrato.

Através da análise genômica, a R•Crio identifica o potencial para melhoria de padrões em saúde, esportes, nutrição e resposta a medicamentos.

Veja as tendências genéticas identificadas em cada painel:

Saúde (Painel Saúde):

– Densidade Mineral Óssea;

– Risco genético para níveis diminuídos de Vitamina D;

– Tendência à obesidade;

– Resposta às gorduras monoinsaturadas;

– Resposta às gorduras poli-insaturadas;

– Recuperação de peso perdido;

– Saciedade;

– Resposta ao IMC do exercício;

– Níveis de adiponectina;

– Tromboembolismo Venoso;

– Nível de proteína C-Reativa;

– Atividade da enzima PAI-1.

Esportes (Painel Fitness):

– Treino de resistência;

– Reparo muscular;

– Suplemento com ferro;

– Capacidade cardíaca;

– Recuperação muscular;

– Resposta ao colesterol HDL ao exercício;

– Sensibilidade da insulina em resposta ao exercício;

– Resposta do IMC ao exercício;

– Resposta da pressão arterial ao exercício;

– Ligamentos e tendões – tendências a tendinopatias.

Nutrição (Painel Nutrigenômico):

– Necessidades nutricionais de nutrientes e vitaminas;

– Perfil metabólico da cafeína;

– Desejo por doces

– Tendência a altos índices de colesterol (LDL);

– Tendência a baixos índices de colesterol (HDL);

– Tendência a altos índices de triglicerídeos;

– Tendência a altos índices de glicose.

Reposta a Medicamentos (Painel Farmacogenômico):

Permite a investigação do perfil da resposta metabólica de indivíduos portadores de determinadas famílias de enzimas da CYP em relação a mais de 200 tipos diferentes de medicamentos, conforme alguns exemplos na tabela a seguir:

Família das enzimas CYP1A2 Família das enzimas CYP2C9 Família das enzimas CYP2C19 Família das enzimas CYPD6 Família das enzimas CYP3A4
Estradiol Diclofenaco Omeprazol Paroxetina Claritromicina
Amitriptilina Meloxicam Pantoprazol Risperidona Eritromicina
Haloperidol Ibuprofeno Citalopram Fluoxetina Cisaprida
Paracetamol Losartan Progesterona Metoclopramida Anlodipino
Propranolol Celecoxib Clomipramina Prometazina Diazepam

A R•Crio acredita no futuro de terapias com células-tronco que poderão tratar muitas doenças, atualmente, não curáveis. Pelo fato da célula-tronco do dente de leite ser de origem mesenquimal, sua plasticidade de diferenciação em variados tecidos é vasta. Dessa forma, ao extrair e armazenar as células-tronco de seu filho, você estará aumentando a possibilidade de realizar um tratamento com base nesse material biológico em caso de uma futura necessidade.

Existe uma série de questões legais envolvidas com o transporte de material biológico. Está incluso no serviço R•Crio a entrega desse material em qualquer centro de tratamento do Brasil, sem custo adicional. Caso o centro de tratamento seja em outro país, a R•Crio não poderá realizar o transporte, por questões legais. Mesmo assim, a R•Crio dará todas as informações jurídicas necessárias para essa situação, bem como todo o suporte técnico para que as células sejam transportadas adequadamente.

Entre em contato conosco para que possamos esclarecer suas dúvidas.

Tel.: (19) 3114-6400
E-mail: contato@rcrio.com

Mapa de localização

R. Cumarú, 204 – Alphaville Empresarial, Campinas – SP, 13098-324