Onde fazer tratamento com células-tronco?

tratamento com celulas tronco

Tratamentos com células-tronco são estimados como a principal solução para as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Nas próximas linhas vamos descobrir juntos onde fazer tratamento com células-tronco no Brasil e no mundo, em qual estágio estamos e quais desafios devemos vencer.

Tratamentos com células-tronco

Terapias celulares já são realidade em diferentes países do mundo. Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Austrália e alguns países da Europa são locais onde se pode fazer tratamentos com células-tronco.

O site Alliance For Regenerative Medicine destaca os produtos de terapias regenerativas já aprovados ao redor do mundo. Eles separam os produtos de terapias avançadas em quatro categorias: produtos de imunoterapia com base celular, produtos de terapias gênicas, produtos de terapias celulares e produtos de engenharia tecidual.

Os tratamentos são para as mais diversas condições, desde rugas nasolabiais até para injúrias na medula espinhal. Esses tratamentos já estão registrados pelas empresas desenvolvedoras, e podem ser comercializados em seus respectivos países.

tratamento com células-tronco
Imagem ilustrando exossomos, partes de células-tronco com potencial para terapias celulares.

E no Brasil?

O Brasil acabou de alcançar o mesmo patamar desses países mencionados. Em fevereiro de 2020, a Anvisa publicou a RDC 338/2020, a qual dispõe das regras de registro de produtos de terapias avançadas (mencionados acima). Isso significa que uma terapia que já passou por ensaios clínicos comprovando segurança e eficácia já pode ser registrada dentro do país.

Além disso, a resolução dispõe sobre as regras para importação de terapias avançadas. Ou seja, podemos vislumbrar as terapias aprovadas ao redor do mundo chegando em breve no Brasil.

A RDC 338/2020 foi baseada em resoluções anteriores do FDA (Federal Drug Administration, EUA), EMA (European Medicine Agency, UE) e PMDA (Pharmaceuticals and Medical Devices Agency, Japão). Com isso, pode-se esperar mais facilidade em importar, testar e aprovar tratamentos com células-tronco no Brasil.

Fazer tratamentos com células-tronco no Brasil

Infelizmente hoje ainda não há onde fazer tratamento com células-tronco no Brasil. Entretanto, já se pode fazer uso de células-tronco em tratamentos médicos no país em alguns casos especiais.

A prática médica permite que determinado procedimento seja realizado com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo paciente. O médico deve se posicionar como responsável técnico do procedimento, assumindo a responsabilidade junto ao Conselho Federal de Medicina. Se o médico e o paciente acordarem em realizar o procedimento, então é possível sim fazer uso de células-tronco de forma experimental, mesmo sem aprovação prévia da Anvisa.

Neste caso, deve-se fazer um comunicado à agência, informando sobre o racional para uso proposto do produto, e anexando documentos comprobatórios de que o produto de terapia avançada foi produzido seguindo as mais altas exigências regulatórias.

O ideal para tratamentos desse tipo é que eles passem por um conselho de ética. Com isso, o conselho também pode avaliar o caso e registrar os resultados. Então, pode-se evoluir para uma apresentação à Anvisa e posteriormente para o registro da terapia.

Falsas promessas

Não é incomum vermos a oferta de um tratamento com células-tronco na Tailândia ou na China, mas devemos sempre desconfiar dessas promessas.

Esses locais não possuem agências regulatórias com regras bem estabelecidas para realização de ensaios clínicos, e abusam do chamado “turismo médico”. Apesar de relatos de bons resultados com as terapias celulares, há insuficiência de dados para comprovar que o resultado foi reflexo do uso de células-tronco.

Ainda, todos os tratamentos desenvolvidos com fiscalização de grandes agências regulatórias passam por comprovação de segurança e eficácia, fases de desenvolvimento e estudos multicêntricos, de forma que se possa testar o medicamento em diferentes indivíduos espalhados por mais de um país ou região.

Onde fazer tratamentos com células-tronco?

No Brasil ainda não há tratamentos com células-tronco aprovados, mas alguns locais estão realizando estudos clínicos (já com pessoas) e estão recrutando pacientes para participar.

Dos 118 estudos clínicos brasileiros que encontramos no site clinicaltrials.gov, do US National Library of Medicine, 18 estão em fase de recrutamento. As localizações mencionadas são: Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo/SP, Instituto Nacional de Câncer/RJ, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA/RS, Hospital Israelita Albert Einstein/SP, Novartis Investigative Site/SP, Escola de Enfermagem – UFMG/MG, entre outros. Você pode ver a lista completa aqui.

A R-Crio não realiza terapias celulares. O laboratório é um centro de processamento celular, habilitado para criopreservar, multiplicar, processar e entregar células-tronco para terapias celulares. Hoje fazemos a entrega de células-tronco para usos em ensaios clínicos e usos independentes, mas espera-se que haja a criação de centros de terapias celulares por todo Brasil para promoção dos tratamentos com células-tronco.

Armazene células-tronco

A R-Crio é um centro de processamento celular, habilitado para manipulação, preparação e entrega de células-tronco em condições de uso para tratamentos. Localizada em Campinas/SP, a empresa atua com ensaios clínicos, área educacional, biomateriais e criopreservação, assim se portando como um vértice da medicina regenerativa no país.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

O tratamento de um futuro que começa agora

Sempre em busca de saúde para toda a sua família, temos como meta oferecer as melhores opções de planos que a medicina personalizada pode oferecer para o bem estar de cada um.

Quero Saber Mais
Acompanhe nossas Redes Sociais