Como cuidar dos dentes do bebê em cada fase do desenvolvimento

Ter um bebê em casa é lidar com mudanças o tempo todo e saber como cuidar dos dentes do bebê é uma das fases mais delicadas. Afinal, nessa fase, o choro fica mais frequente, a irritabilidade aumenta e o incômodo é evidente.

Então, neste texto trouxemos algumas dicas de como cuidar dos dentes do bebê em todas as fases do desenvolvimento. Acompanhe!

Afinal, como cuidar dos dentes do bebê antes deles começarem a nascer?

Quando os dentinhos começam a apontar, é comum o bebê morder um brinquedinho como se estivesse coçando a gengiva. Nessa fase também dá para notar o aumento no fluxo de saliva e no volume da gengiva, que pode ficar inchada.

Por isso, é muito importante saber como cuidar dos dentes do bebê em todas as fases do desenvolvimento. O primeiro passo é cuidar da gengiva antes de os dentinhos nascerem para evitar sintomas de dor e incômodo.

Para isso, envolva o dedo em uma gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico e limpe a gengiva delicadamente. Mas atenção: faça isso apenas uma vez ao dia, pois o leite materno tem anticorpos que não devem ser removidos imediatamente.

O primeiro dentinho apontou. E agora?

Quando nasce o primeiro dentinho, surge também aquela dúvida: como cuidar dos dentes do bebê? Então, é importante começar a higiene bucal assim que o primeiro dentinho nascer.

Enquanto o bebê tiver apenas os dentes incisivos, que são os superiores e inferiores da frente, limpe apenas com uma gaze seca ou umedecida com água filtrada. Quando nascerem os primeiros molares, que são os do fundo, é necessário introduzir a escova de dente.

Como cuidar dos dentes do bebê: que escova devo escolher?

Muita gente não sabe, mas a escolha da escova de dente também é um passo na rotina de cuidados com os dentes do bebê. Então, quando os dentinhos já tiverem nascido, use uma escova com cerdas extramacias e um pouquinho de pasta de dente.

Existe uma linha especialmente desenvolvida para crianças que proporciona a praticidade que eles precisam para a higiene adequada. Além disso, a escova de dente para crianças possui a cabeça com bordas protetoras, para não machucar a gengiva. Elas ainda contam com ilustrações e cores diferenciadas para estimular as crianças neste momento de higienização.

Por volta dos 5 aninhos, a criança já consegue fazer o serviço sem tanta ajuda. Mas é bom que um adulto supervisione e dê um acabamento especial.

Nessa fase é comum a criança querer imitar os adultos. Então, aproveite esse momento para passar os ensinamentos necessários. Aproveite e transforme esse momento em uma etapa divertida de aprendizados.

Quando começar a levar o pequeno ao dentista?

O bebê deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite. A primeira consulta é essencial para os pais receberem orientações. Afinal, é importante saber como cuidar dos dentes do bebê, a escova de dente ideal e a pasta de dentes que deve ser utilizada.

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentista de 6 em 6 meses. Essa frequência é relevante para que o profissional acompanhe o crescimento dos dentinhos e previna o aparecimento das cáries.

Quando os dentes do bebê começam a nascer tortos ou afastados também é recomendado levá-lo ao dentista.

O dentinho de leite guarda um tesouro! 

Na polpa dos dentinhos de leite é possível encontrar células-tronco. Essas células possuem alto poder regenerativo, ou seja, podem se multiplicar e estimular a regeneração de diferentes tecidos do corpo. Mas, para isso, é preciso armazená-las da maneira correta.

A R•Crio, por exemplo, oferece uma tabela de planos que variam de acordo com a quantidade e a idade de filhos. Além disso, eles oferecem todos os passos para o armazenamento das células-tronco do seu filho, desde a primeira consulta ao dentista credenciado até a utilização das células-tronco armazenadas.

Quando a utilização das células-tronco for necessária, a R•Crio garante a entrega dessas células em qualquer centro de tratamento do Brasil sem custo adicional. Entre em contato com nossa equipe e faça o seu orçamento.


O tratamento de um futuro que começa agora

Sempre em busca de saúde para toda a sua família, temos como meta oferecer as melhores opções de planos que a medicina personalizada pode oferecer para o bem estar de cada um.

Quero Saber Mais
Acompanhe nossas Redes Sociais