Tecido Adiposo

Tecido Adiposo

Tecido Adiposo:

Coleta de células-tronco na estética. 

O tecido adiposo, nossa gordura corporal, é rico em células tronco mesenquimais, tipo específico de células-tronco que tem a capacidade de regenerar os mais variados tecidos e órgãos do corpo humano, e também agir como um anti inflamatório natural. A coleta permite que adultos que estejam passando por um procedimento estético coletem uma parcela do tecido adiposo, o qual será enviado para a R-Crio isolar e multiplicar as células-tronco ali presentes.

Como funciona a coleta e o armazenamento?

 

A coleta do tecido adiposo para armazenamento de células-tronco objetivando a realização de terapias celulares é feita por meio de cirurgiões plásticos treinados no Brasil inteiro. A coleta é feita da forma mais conveniente para o cliente e para o profissional coletor. Isto se deve ao fato de que em muitos procedimentos estéticos há o descarte da gordura lipoaspirada. Por isso, pode-se aproveitar a realização do procedimento para coletar uma parcela do tecido adiposo visando a criopreservação de células-tronco. Precisamos somente de 20ml à 120ml de tecido adiposo, quantidade comumente descartada em procedimentos. Além da inserção do tecido adiposo nos tubos de coleta, não há necessidade de nenhuma outra ação do profissional coletor.

Coleta

Durante seu procedimento estético o médico coletor irá depositar o tecido adiposo lipoaspirado em quatro tubos.

Transporte

Na data da coleta a RCrio já terá enviado um Kit de Coleta o local de realização do procedimento estético. O Kit será transportado em até 48h para nosso laboratório e escritório em Campinas/SP.

Cultivo

Realizamos testes de viabilidade celular, de acordo com a RDC 214/2018 da Anvisa, a qual descreve ensaios de qualidade que comprovam a utilidade das células-tronco armazenadas em terapias celulares.

Certificação

Após os testes de qualidade e multiplicação celular enviaremos para a residência do beneficiário um Certificado de Criopreservação, formalizando a criopreservação, quantidade de células armazenadas e os testes realizados.

Terapias Celulares:

Um novo olhar para a saúde

Terapias celulares fazem parte da medicina e odontologia regenerativa, áreas da saúde que buscam a regeneração do corpo utilizando as próprias células-tronco do indivíduo. O tecido adiposo possui células-tronco mesenquimais. Essas células possuem três grandes capacidades: se multiplicar e formar novas células-tronco; se transformar em outras células do corpo e; controlar a resposta inflamatória do organismo. Essas capacidades fazem com que as células-tronco sejam usadas das mais diversas formas, como regeneração do tecido cardíaco após infarto, regeneração da córnea em caso de queimaduras, lesões de medula, regeneração de células-beta do pâncreas (produtoras de insulina), Covid-19, osteoartrite, entre outras.

Por que Armazenar?

A coleta de células-tronco pelo tecido adiposo é a forma mais conveniente de armazenar células-tronco objetivando o acesso à terapias celulares. Nesse caso, o paciente já está se submetendo à um procedimento estético, o qual fará o descarte do tecido adiposo lipoaspirado ou extraído. Dessa forma, um procedimento de tal característica é uma excelente oportunidade para fazer a coleta e armazenamento de células-tronco.

Dente de Leite

A criopreservação da polpa do dente de leite permite que seus filhos tenham as células-tronco armazenadas por décadas, até mesmo quando estiverem na idade adulta ou sênior.

Siso

Os dentes do siso representam outra oportunidade para jovens e adultos terem uma matéria-prima valiosa para ser usada em sua saúde ao longo da vida, já que passam pelo processo de extração naturalmente.

Periósteo

Essa fonte de células-tronco permite uma coleta de forma simples e que também pode ser realizada em dentistas por todo Brasil. 

Blog

5 áreas médicas que usam células-tronco

5 áreas médicas que usam células-tronco

Não é novidade para ninguém a grande versatilidade das células-tronco: elas são células que podem regenerar o corpo, controlar inflamações, ser plataformas de estudos de doenças, e até mesmo estão sendo usadas para criação de alimentos dentro de laboratório! Essas diferentes possibilidades fazem com que diversas áreas médicas estimem o uso de células-tronco em suas [...]

Células-tronco no esporte

Células-tronco no esporte

Sabemos que os exercícios físicos e a prática regular de esportes é uma das principais atitudes para evitarmos problemas de saúde futuros, como diabetes, obesidade, hipertensão e doenças respiratórias crônicas, porém a prática em excesso também pode comprometer sua qualidade de vida futuramente. Olhando para isso, o uso de células-tronco no esporte vem ganhando grande [...]